Fisioterapia preventiva e a terceira idade




A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que ajudam controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares que podem causar uma simples irritação até piores consequências.

Possibilita também, maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão, além de trabalhar com a melhoria da auto-estima. Esse tipo de Fisioterapia é dividida em 3 etapas:

• alongamento e fortalecimento
• relaxamento
• exercícios respiratórios

Atuação na terceira idade

Sabe-se que o processo de envelhecimento determina uma maior probabilidade de desequilibro entre as condições de saúde e doença, aumentando a vulnerabilidade físico-funcional e a fragilidade (isso conhecido como "perdas em cascata" que agravam progressivamente o estado de saúde do idoso, levando a um colapso de funções até a morte).
A prevenção de doenças e deficiências, tanto de ordem física quanto pisíquica é conseguida atravéz da pratica de atividades físicas, quando algumas modificações atribuídas ao processo de envelhecimento podem ser retardadas, também reduzindo e/ou eliminando os fatores de risco. Dentro dessa perspectiva, entre os objetivos da fisioterapia geriátrica estão:
• Preservar função motora
• Promover adiantamento de instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento.
• Tratamento das alterações e dos sintomas provenientes de doenças crônico-degenerativas e agudas, bem como suas possibilidades físicas e psicológicas.

Alguns recursos utilizados na Fisioterapia Preventiva
• Cinésioterapia profilática: com exercícios físico globais e especializados, aplicados individualmente ou em grupo, visando a função da funcionalidade do idoso;
• Medidas de educação pa-ra a saúde: através de palestras e orientações preventivas para suas atividades de vida diária;
• Análise de orientações posturais: para minimização ou correção de fatores de risco de doenças específicas;
• Análise ergonômica do ambiente onde vive o idoso: para a melhoria de sua mobilidade e eliminação de riscos de queda.

A fisioterapia preventiva atua em todos os níveis da saúde, sempre buscando a manutenção ou melhoria do estado funcional, no entanto se o idoso não apresentar nenhuma patologia crônica ou qualquer disfunção que lhe impeça de realizar atividades do dia-a-dia e as atividades fisicas sem restrição específica, de preferência a atividades que busquem a manutenção de  seu estado físico funcional.
A promoção da saúde ano âmbito da geriatria representa um desafio para o fisioterapeuta, pois o idoso precisa ser lembrada em todos os atos, atividades e intervenções que ele pratica. Promover a saúde junto aos idosos deve tornar-se um hábito constante. Isso significa que o fisioterapeuta promove a saúde ao se relacionar com o idoso de forma individual, organizar ou colaborar na organização das atividades destinadas a promoção da saúde, além de colaborar com a comunidade, ajudando na identificação das necessidades em relação à saúde e no desenvolvimento de estratégias destinadas a promover a saúde. O fisioterapeuta, além disso, atua ativamente na elaboração das medidas de saúde pública e  em defesa da promoção da saúde, ainda que seja apenas em nível local.

Fonte



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.