Fisiologia do músculo estriado




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtqE35-3gm8qQ9VA7f2kiKoxGWsY5_8uTvxcNXbtS6wN11OzqG-jlCzZkrRmja5re7OyDdKE7v-AxLaYpZNUSYDiTtSXTHZIkXxGeTilI3YAQtJd2IrO6PPnZ-PtByNsqEOaAQlcYWHzxJ/s1600/mi%C3%B3cito.png

O músculo esquelético constitui, aproximadamente, 45% do peso corporal e é o maior sistema orgânico do ser humano, sendo um importante tecido na homeostasia bioenergética, tanto em repouso como em exercício. Representa o principal local de transformação e de armazenamento de energia, sendo o destino final dos sistemas de suporte primários envolvidos no exercício, como o cardiovascular e o pulmonar.

O estudo da fisiologia muscular está estruturado em três partes. Uma primeira, onde são dadas as noções histológicas fundamentais da fibra esquelética e onde é mencionada a organização hierárquica da fibra em termos estruturais. Uma segunda, acerca do mecanismo molecular da contracção muscular, onde são referidas as diferentes características dos miofilamentos e descrito o processo de interacção entre a actina e miosina, com destaque para o mecanismo de deslize dos miofilamentos e o papel desempenhado pelo cálcio durante a contracção e o relaxamento. Finalmente, uma terceira parte, centrada no estudo da mecânica da contracção muscular, onde são explicado conceitos fundamentais como, por exemplo, o significado de unidade motora, a forma como são recrutadas e o efeito de somatório de contracções musculares. Neste capítulo são ainda referidos, embora de forma sucinta, os principais tipos de contração muscular, bem como as ideias chave em torno dos conceitos de hipertrofia e hiperplasia.

Nunca será demais salientar que o estudo da fisiologia do músculo esquelético é de uma importância fulcral para os profissionais de desporto, dado que a principal função do músculo é a de desenvolver tensão e executar trabalho mecânico, ou seja, promover o movimento, e um dos grandes objectivos desta licenciatura é, precisamente, estimular no aluno uma visão integrada do movimento humano.

Leia mais sobre esse trabalho clicando aqui



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.