O que é Mioclonia?





Mioclonia é a palavra usada para definir uma contração muscular brusca, involuntária e de brevíssima duração. Ela pode ser restrita a um grupo de fibras musculares, envolver todo o músculo ou um grupo deles. Para uma rápida compreensão do que seja, vale a pena relembrar a expressão utilizada por seus sofredores para defini-la: ...é como se tivesse tendo um choque. A despeito de mioclonias serem frequentemente correlacionadas com epilepsia, ela poderá ser sintoma de uma variada gama de condicões nosológicas distintas. Aliás, muito provavelmente, as causas mais comumente associadas não são de natureza epilética.

Mioclonias podem resultar de muitas causas: reaçã a uma infecção, lesão na cabeça ou na medula espinhal, tumores cerebrais, falha renal ou hepática, envenenamento químico ou por drogas, etc.

Os movimentos mioclônicos podem ocorrer em pacientes com Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer. É comum ocorrerem em pessoas com Epilepsia, um transtorno em que a atividade cerebral se altera, causando convulsões. Alguns investigadores especulam que anormalidades ou deficiências em receptores de certos neurotransmissores contribuem para algumas formas de Mioclonia. Alguns deles seriam a serotonina, que contrai os vasos sangüineos e produz o sono, e o ácido gammaaminobútrico, que ajuda o cérebro a manter controle muscular.

Estes são os tipos mais comuns:

  • O mioclonismo de ação caracteriza-se por sacudidas musculares provocadas ou intensificadas voluntários ou pela intenção de se movimentar.
  • Acredita-se que o mioclonismo de reflexo cortical é um tipo de epilepsia que se origina no tronco encefálico. Nele, as contrações envolvem alguns músculos que envolvem apenas uma parte do corpo, mas também podem ocorrer contrações que envolvem muitos músculos.
  • O mioclonismo noturmo ocorre durante as fases iniciais do sono. Em alguns este pode ser um sintoma da Síndrome das pernas inquietas e a visita a um médico torna-se imprescindível.
  • O mioclonismo epilético progressivo (PME) é um grupo de doenças caracterizadas por contrações mioclônicas, convulsões epiléticas e outros sintomas como a dificuldade de caminhar e falar. Estes sintomas raros pioram com o tempo e podem ser fatais.

Outro tipo de PME inclui movimentos mioclônicos, problemas visuais, demência e distonia. Um terceiro tipo de PME envolve mioclonia de ação, convulsões e dificuldades em caminhar e manter o equilíbrio.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.