Avaliação de protocolo de fisioterapia aplicado a pacientes mastectomizadas a Madden






http://1.bp.blogspot.com/__0cRjWAfX4I/SxGsbAgVzBI/AAAAAAAAAiY/KJj0KRZkyDQ/s1600/CancerMama.jpg


O câncer de mama vem ocupando lugar de destaque, por apresentar incidência crescente e elevado índice de mortalidade. Não é apenas o mais comum entre as mulheres, mas também é o que mais mata. Nos Estados Unidos são diagnosticados 180 mil novos casos por ano e cerca de 44 mil mulheres morrem de câncer de mama todos os anos.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 1999, foram registradas 8.104 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 337.535 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2002, o câncer de mama foi o principal a atingir a população feminina, sendo responsável por 36.090 novos casos.

O carcinoma ductal é o tumor mamário mais comum e torna-se invasivo em cerca de 70% dos casos, dando origem a metástases ganglionares em 1% a 13% dos casos.6-8 O tratamento é planejado de acordo com o estadiamento da doença e a cirurgia é parte importante para o tratamento câncer localizado.

A mastectomia radical modificada de Madden consiste na remoção da glândula mamária, aponeurose anterior e posterior do músculo grande peitoral, esvaziamento axilar, com preservação dos músculos grande e pequeno peitoral; e indicada para tumores de
2 cm a 3 cm ou inferiores a 2 cm, desde que o carcinoma seja invasivo, e pode ter como complicações a limitação de amplitude de movimento (ADM), limitação de
função, linfedema e dor no membro homolateral.

Leia o artigo completo clicando aqui!

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping