Fisioterapia Oftalmológica ou Ortóptica??







A Ortóptica é um ramo auxiliar da oftalmologia que trata de distúrbios e defeitos da visão sensorial e motora. O ortoptista é o profissional habilitado em Ortóptica, e procura corrigir as anomalias da visão sem recorrer à cirurgia, utilizando-se de métodos de fisioterapia ocular, de exercícios, de equipamentos e ferramentas de estimulação sensorial, como lentes prismáticas e filtros.


Para ser um ortoptista é necessária graduação em curso de nível superior de Ortóptica. Algumas das matérias que fazem parte da grade curricular da maioria dos cursos são: anatomia; patologia geral; psicologia; bioquímica; biofísica; bioética; ortóptica; optometria; óptica fisiológica e psicofísica da visão, entre outros. Deve-se distinguir a ortóptica da oftalmologia, pois são dois campos distintos e ao mesmo tempo interligados, pois ambos buscam promover a saúde ocular, porém tratam de distúrbios diferentes. Esses profissionais podem, inclusive, trabalhar em conjunto em alguns casos.


A Ortóptica também é bastante confundida com a Fisioterapia Ocular, Fisioterapia Ortóptica, ou até chamada por alguns de Fisioterapia Oftalmológica, que é uma área da fisioterapia que trabalha a relação entre a visão e o equilíbrio postural. É uma área pouco difundida no meio terapêutico devido à complexidade dos exercícios oculares.

A metodologia da fisioterapia ocular esta baseada no equilíbrio da musculatura intrínseca do olho e toda sua relação com as cadeias musculares e tem como objetivos: Identificar as possíveis causas dos transtornos posturais através do desequilíbrio ocular, entender as relações entre os distúrbios visuais e os distúrbios cinéticos funcionais, assim como desenvolver habilidades no âmbito de prescrição de exercícios oculares para melhora do equilíbrio postural.

O Fisioterapeuta Ocular, é aquele que além de graduado em Fisioterapia, possui o curso de formação profissional em Fisioterapia Ocular, disponibilizados por alguns centros de formação em Fisioterapia. Esta área ainda não se tornou efetivamente uma especialização da Fisioterapia, pelo fato de não ter o reconhecimento legal.

O mercado de trabalho para a ortoptica é amplo, justamente pela falta de profissionais qualificados para atender a demanda. Muitas vezes o trabalho do ortoptista é realizado por um oftalmologista por falta de profissionais da área. Isso por que a profissão ainda não é muito difundida no Brasil e é facilmente confundida com a oftalmologia ou com a Fisioterapia.

A Ortóptica existe em diversos países do mundo, tais como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão, Argentina, Uruguai, França. No Brasil existe há 60 anos. Segundo o Conselho Brasileiro de Ortóptica, há cerca de 300 profissionais no país. Atualmente, existe apenas um curso superior que oferece a formação em ortoptista, na universidade do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, no Rio de Janeiro, com duração de três anos.

A Ortóptica faz um trabalho de reabilitação, mas é uma profissão que não dependente da Fisioterapia. O profissional ortoptista é graduado em nível superior, e somente ele está apto a prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios da visão binocular. E por se enquadrar também na área da reabilitação, as pessoas confundem e julgam ser da competência do fisioterapeuta, este trabalho que está creditado ao ortoptista, esta é a grande luta do Conselho Brasileiro de Ortóptica.

Porém alguns Fisioterapeutas defendem que por se tratar de exercícios de cadeias musculares, utilizando recursos cinéticos funcionais e biomecânicos, também possam exercer diagnóstico, prevenção e tratamento nos musculos intrínsecos do olho. Mas o fato é que nem a Fisioterapia Ortóptica, nem a Ortóptica ainda foram reconhecidas como especialização e profissão respectivamente. Esta é uma realidade que ainda apresenta-se como uma luta do Conselho Brasileiro de Ortóptica.

Retirei esse texto daqui

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping