Lesões no esporte





Nenhuma atividade é tão necessária e, ao mesmo tempo, tão prazerosa como a atividade física esportiva. Difícil mesmo é ter de interrompê-la por lesão produzida em situação comum nessa prática. Na maioria das vezes, no entanto, é fácil evitá-la ou mesmo tratá-la de forma correta.

Lesões

As lesões traumáticas na prática da atividade física esportiva podem ser divididas em dois tipos: as crônicas, que são aquelas decorrente da constante repetição do gesto característico de um determinado esporte, e as agudas, que advêm em conseqüência de trauma instantâneo, direto ou indireto.

Contusões

Das lesões agudas, as contusões são as mais freqüentes. Podem ser definidas como sendo originárias de um trauma direto, sem que este provoque ferimento na pele, como nas quedas, nos chutes e nas "pancadas". Muitas vezes, o termo "contusão" é utilizado como sinônimo de luxação e lesão grave, considerado como situação de emergência por colocar em risco uma articulação.

Freqüentes no futebol, esporte coletivo mais praticado no mundo, as contusões são a expressão científica para a "paulistinha" ou o "tostão", lesão bastante dolorosa causada por chute na coxa e que, dependendo da intensidade, pode representar o fim da participação no esporte naquele momento.

Estas sim merecem atenção maior no atendimento médico rápido e especializado.

Independentemente do tipo de trauma e no instante de sua ocorrência, o movimento deve ser interrompido, o segmento afetado imobilizado, o membro elevado e a aplicação de gelo feita no local do trauma, de modo a diminuir o sangramento e a formação de hematoma.

 As contusões expressam-se em diferentes graus de gravidade, todos relacionados à violência do trauma:

 

 leves – quando não tiram do segmento afetado a capacidade de movimentação e provocam pouca dor, dispensando maiores cuidados e resolvendo-se em poucos dias;

 graves – estão associadas ao maior comprometimento dos diversos tecidos atingidos, provocando incapacidade funcional, mesmo que temporária, e conseqüente interrupção do movimento.

Entorses

Pouco menos freqüentes que as contusões, as entorses ocorrem principalmente nas articulações dos membros inferiores.

São definidas como lesão de um ou mais ligamentos quando a articulação é movimentada em amplitude maior que a normal, porém, sem causar luxação ou fratura.

A articulação mais acometida por essa lesão traumática aguda é o tornozelo, seguido pelo joelho. As entorses acontecem em variados esportes, como futebol, basquete, tênis e voleibol, todos populares e muito praticados em nosso meio.

Sua ocorrência está relacionada ao tipo de superfície em que o esporte é praticado a à capacidade de gerar atrito com a interface entre ela e o praticante, ou seja, o calçado esportivo utilizado. Quanto mais irregular o piso e maior o atrito gerado, maior a solicitação dos ligamentos e a probabilidade de ocorrer uma entorse nas articulações dos membros inferiores. As superfícies recobertas por materiais sintéticos produzem maior atrito, havendo também naturais irregularidades pela má conservação geralmente dispensada.

Como as contusões, as torções também são classificadas e tratadas de acordo com o grau de gravidade identificado. No entanto, por serem uma lesão exclusiva de estrutura delicada como as articulações, inspiram cuidados maiores, mesmo nos graus mais leves: interromper o movimento e procurar ajuda médica para aplicação do correto tratamento pode ser a atitude certa para evitar que um tornozelo sadio torne-se instável e dolorido.

Um bom condicionamento físico, precedido de avaliação e prescrição de treinamento direcionadas ao esporte de escolha, pode representar a diferença entra a saúde e a doença para aqueles que praticam atividades física regular, esportiva ou não.

Sabemos que os acidentes acontecem. Nessa eventualidade, interrompa a atividade, imobilize, proteja a região atingida, retire a carga sobre a articulação afetada e procure seu médico de confiança. O uso de gelo no local traumatizado, de analgésicos e antiinflamatórios pode minimizar os efeitos e produzir conforto até que seja instituído o atendimento e o tratamento definitivo.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.