Fisioterapeutas promovem boicote contra a novela 'Morde & Assopra'






Indignada com uma cena da novela "Morde & Assopra", da TV Globo, a fisioterapeuta Vanessa Traça criou no Facebook o evento "Boicote ao Auxiliar de Fisioterapia da Novela 'Morde & Assopra'".

A polêmica começou após a sequência, veiculada no capítulo dessa quarta-feira (31), em que o menino Rafael (Henry Fiuka) inicia tratamento fisioterapêutico com o personagem Renato (Fernando Roncato), que é apresentado como enfermeiro e auxiliar de fisioterapia.

No manifesto, que até a publicação desta notícia já tinha mais de 5.000 participantes, os internautas pedem uma retratação da TV Globo sobre o assunto. O Crefito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) postou em seu site uma nota de repúdio à cena afirmando que "a fisioterapia é uma profissão de nível superior regulamentada por lei" e que seu exercício "é exclusivo dos profissionais graduados em curso superior de fisioterapia".

Procurado pelo UOL, o autor da trama, Walcyr Carrasco, disse ter ficado surpreso com o protesto, porque, na verdade, "só quis deixar claro que o enfermeiro não era um fisioterapeuta, mas que contribuiria dentro de suas limitações para amenizar a dor do paciente".

"Quando ele disse que fez cursos técnicos, não se referiu à fisioterapia em si. Na minha cabeça, ele estava falando de cursos técnicos em terapias alternativas, das quais sou adepto. Mas acho que isso não ficou claro", falou o autor.

Questionado se pretendia fazer alguma alteração na trama para acabar com o mal entendido, Carrasco declarou que não haverá alteração de trama porque nunca houve trama envolvendo essa situação. "Foi apenas uma cena sobre um menino que tem leucemia e é ajudado pelo enfermeiro dentro de suas possibilidades."

Minutos depois, em sua conta no microblog Twitter, Carrasco, pressionado pelo que chamou de "patrulha", disse que iria esclarecer melhor o assunto. E ironizou: "Vou escrever a história de uma fisioterapeuta psicopata que entorta as pessoas em vez de tratar!"


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.