Fisioterapeutas promovem boicote contra a novela 'Morde & Assopra'




Indignada com uma cena da novela "Morde & Assopra", da TV Globo, a fisioterapeuta Vanessa Traça criou no Facebook o evento "Boicote ao Auxiliar de Fisioterapia da Novela 'Morde & Assopra'".

A polêmica começou após a sequência, veiculada no capítulo dessa quarta-feira (31), em que o menino Rafael (Henry Fiuka) inicia tratamento fisioterapêutico com o personagem Renato (Fernando Roncato), que é apresentado como enfermeiro e auxiliar de fisioterapia.

No manifesto, que até a publicação desta notícia já tinha mais de 5.000 participantes, os internautas pedem uma retratação da TV Globo sobre o assunto. O Crefito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) postou em seu site uma nota de repúdio à cena afirmando que "a fisioterapia é uma profissão de nível superior regulamentada por lei" e que seu exercício "é exclusivo dos profissionais graduados em curso superior de fisioterapia".

Procurado pelo UOL, o autor da trama, Walcyr Carrasco, disse ter ficado surpreso com o protesto, porque, na verdade, "só quis deixar claro que o enfermeiro não era um fisioterapeuta, mas que contribuiria dentro de suas limitações para amenizar a dor do paciente".

"Quando ele disse que fez cursos técnicos, não se referiu à fisioterapia em si. Na minha cabeça, ele estava falando de cursos técnicos em terapias alternativas, das quais sou adepto. Mas acho que isso não ficou claro", falou o autor.

Questionado se pretendia fazer alguma alteração na trama para acabar com o mal entendido, Carrasco declarou que não haverá alteração de trama porque nunca houve trama envolvendo essa situação. "Foi apenas uma cena sobre um menino que tem leucemia e é ajudado pelo enfermeiro dentro de suas possibilidades."

Minutos depois, em sua conta no microblog Twitter, Carrasco, pressionado pelo que chamou de "patrulha", disse que iria esclarecer melhor o assunto. E ironizou: "Vou escrever a história de uma fisioterapeuta psicopata que entorta as pessoas em vez de tratar!"



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.