Fisioterapia e a neuropatia diabética





O trabalho do fisioterapeuta em pacientes com ND é aplicado nos casos de Neuropatia Diabética Mononeuropática.

A Mononeuropatia ocorre quando alguns nervos são comprometidos isoladamente. A doença mais comum provocada pelo DN é a síndrome do túnel do carpo, gerando formigamento e "choques" no carpo. Nestes casos o fisioterapeuta adota um tratamento fisiátrico, visando evitar a compressão dos nervos ou realizar uma descompressão cirúrgica.

A fisioterapia pode contribuir na recuperação e prevenção das alterações sensoriais e motoras em pacientes com ND. O objetivo da prevenção é de se avaliar funcionalmente os MMSS e MMII, para uma futura indicação de fisioterapia.

Sendo assim, podemos ver a importância do trabalho fisioterápico em relação às medidas de prevenção do ND, a fim de se reduzir o numero e risco para a sua ocorrência e manter o seu controle e consequentemente evitar complicações futuras, melhorando o tratamento e qualidade de vida.

É de fundamental importância que o fisioterapeuta também oriente esse cliente para a importância de uma boa alimentação, evitando que o nível de glicemia aumente fazendo com que a ND piore, exercícios físicos, visita ao medico periodicamente, medir sua glicemia diariamente e que se tome bastante cuidado para machucados em seus MMII E MMSS, para que possam evitar complicações já conhecidas que a diabetes pode causar, e unido a neuropatia Diabética, agravar o quadro de complicações.

Quando há síndromes compressivas associadas, pode-se pensar em cirurgia descompressiva. Os medicamentos mais utilizados são: Ácido alfa-lipóico, antidepressivos tricíclicos, venlafaxina, anticonvulsivantes, defenilfenitoína, carbamazepina, entre outros...

A coduta fisioterapeutica é o ganho de força muscular global à medida que o paciente suporte os exercícios, visto que a fadiga muscular e a dor neuropática muitas podem estar presentes e dificultam a realização do exercício. As atividades de baixo impacto também são aconselhadas.

A estimulação nervosa transcutânea também apresenta bons resultados em alguns casos.

Com ajuda daqui



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.