Fisioterapia e a neuropatia diabética







O trabalho do fisioterapeuta em pacientes com ND é aplicado nos casos de Neuropatia Diabética Mononeuropática.

A Mononeuropatia ocorre quando alguns nervos são comprometidos isoladamente. A doença mais comum provocada pelo DN é a síndrome do túnel do carpo, gerando formigamento e "choques" no carpo. Nestes casos o fisioterapeuta adota um tratamento fisiátrico, visando evitar a compressão dos nervos ou realizar uma descompressão cirúrgica.

A fisioterapia pode contribuir na recuperação e prevenção das alterações sensoriais e motoras em pacientes com ND. O objetivo da prevenção é de se avaliar funcionalmente os MMSS e MMII, para uma futura indicação de fisioterapia.

Sendo assim, podemos ver a importância do trabalho fisioterápico em relação às medidas de prevenção do ND, a fim de se reduzir o numero e risco para a sua ocorrência e manter o seu controle e consequentemente evitar complicações futuras, melhorando o tratamento e qualidade de vida.

É de fundamental importância que o fisioterapeuta também oriente esse cliente para a importância de uma boa alimentação, evitando que o nível de glicemia aumente fazendo com que a ND piore, exercícios físicos, visita ao medico periodicamente, medir sua glicemia diariamente e que se tome bastante cuidado para machucados em seus MMII E MMSS, para que possam evitar complicações já conhecidas que a diabetes pode causar, e unido a neuropatia Diabética, agravar o quadro de complicações.

Quando há síndromes compressivas associadas, pode-se pensar em cirurgia descompressiva. Os medicamentos mais utilizados são: Ácido alfa-lipóico, antidepressivos tricíclicos, venlafaxina, anticonvulsivantes, defenilfenitoína, carbamazepina, entre outros...

A coduta fisioterapeutica é o ganho de força muscular global à medida que o paciente suporte os exercícios, visto que a fadiga muscular e a dor neuropática muitas podem estar presentes e dificultam a realização do exercício. As atividades de baixo impacto também são aconselhadas.

A estimulação nervosa transcutânea também apresenta bons resultados em alguns casos.

Com ajuda daqui


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.