Microfisioterapia e o estresse




A microfisioterapia é uma técnica manual, baseada na embriologia e filogênese, que propõe, a partir de micropalpações (o termo micro é utilizado pela fineza dos gestos) na pele, desencadear um processo de autocura de lesões e traumas físicos, emocionais e tóxicos, evitando a degradação dos tecidos e estimulando suas funções. Nos dias de hoje vivemos momentos de mudanças profundas, em que nossas grandes tensões são muito diferentes das de outros tempos. Para o homem das cavernas, por exemplo, stress era se deparar com um animal feroz.

Agora a diferença quanto ao tipo de stress é enorme! O pânico em tomar decisões, o tempo apertado da hora, o congestionamento no trânsito, os desafios diários, os relacionamentos, enfim, pequenas tensões do dia a dia são muito mais estressantes do que grandes tensões.  
O estresse foi definido como o conjunto de reações desenvolvidas pelo organismo quando este é submetido a uma situação que exige esforço de adaptação. Emoções negativas poderosas, pensamentos de hostilidade e medo provocam mudanças fisiológicas complexas. A causa de tais patologias não esta nos acontecimentos externos, mas na "importância" que eles têm para a pessoa. O stress resulta da maneira como você encara os fatos diários em sua vida, e não deles mesmos. 
O estresse está dentro de nós e não se manifesta, por exemplo, no ato de um divórcio, na morte de uma pessoa querida ou em razão da doença de alguém amado. E sim no medo do divórcio, de perder quem amamos, de ficar sem as coisas que valorizamos, ou mesmo no medo de receber uma crítica pessoal.

Ou seja, nada mais é tão ameaçador do que a maneira como enxergamos os fatos. O estresse age da mente para o corpo. A mente pensa armazena informações e raciocina, mas é o corpo que expressa que armazena os sentimentos e é nele que se guarda todo o estresse. 
Através da microfisioterapia, é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos que foram afetados por um trauma
Quando o estresse não é extravasado de maneira alguma, nosso organismo vai acumulando tensões, torna-se cada vez mais contraídos, encurtados, perde a elasticidade e flexibilidade e todo o sistema energético fica bloqueado. Os fluxos de energia que percorrem nosso corpo formam um circuito elétrico.

Estes chamados de meridianos correspondem a órgãos, vísceras e emoções. Ao "somatizar", "descarregamos" nossas emoções no fluxo energético correspondente, bloqueando-o, tencionando o tecido conjuntivo (nossa pele mais profunda), que se torna "congelado" e perde a elasticidade, se tornando rígido. 
Um tecido rígido por sua vez, passa a "apertar" tudo que esta em baixo dele (nervos, órgãos, vísceras, artérias, veias) que precisam de espaço para trabalhar bem. Quando tudo funciona em harmonia (corpo e mente, razão e emoção), o resultado é a saúde e a inteligência natural e motivadora da vida.

Em geral as pessoas não se dão conta de que o estresse pode estar se instalando. Isso porque raramente estão antenadas nas suas emoções e sintomas, não se percebem como um todo, o que é fundamental para uma boa qualidade de vida. 
Através da microfisioterapia, é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma - seja uma torção, uma infecção por vírus, toxicidade, choque ou trauma emocional recente e congênito (estes traumas podem estar desencadeando o estresse e outras patologias).

Isso porque todos os tecidos do corpo, do epitelial (pele) ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos, químicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão provocando o desenvolvimento de doenças. 
Este diagnóstico é feito por meio de micropalpações na derme e na epiderme. A ação do terapeuta é realizar no tecido palpado, atos que simulem, em micro escala, a origem do trauma e despertem os mecanismos de auto correção. A função do microfisioterapeuta é de faxineiro que permite limpar as informações negativas que o organismo guardou na memória corporal por tantos anos.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.