Tipos de atividade muscular





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjleO2cTlcdwuKp-uz3Iqt2l6CJGZIGKYnV1Ui0nk2Ir_Y6e3qUbwhNdxGA2bh5ZQGIdeqxSrYQH1aQ582hlEATWj-VjjQK2Y1aU9-MgflfCoWdne2pnP78VpaflyNbf48k1HFFfGiVv5jV/s1600/musculo_artificial.jpg

Existem dois tipos básicos de atividade muscular. Um é o exercício dinâmico, ou isotônico. Este tipo de atividade faz que os músculos esqueléticos se contraiam e se alonguem. As atividades predominantemente isotônicas são: correr, trotar, nadar, praticar ciclismo, remar, caminhar, a danças rítmicas e lentas.

O exercício estático ou isométrico provoca grandes mudanças no tensionamento dos músculos, mas poucas mudanças no seu comprimento. As atividades deste tipo são, por exemplo: levantar pesos, empurrar objetos pesados, empunhar objetos (raquetes) e fazer corridas curtas e rápidas.

No exercício dinâmico (a esteira ou a bicicleta) se põem para trabalhar grandes massas musculares e existe uma grande demanda de oxigênio como conseqüência da contração muscular. No exercício estático, ao contrário, só se contraem, de forma sustentada, pequenas massas musculares.

"O exercício isométrico intenso e sustenido pode ocasionar um acidente cerebral hemorrágico, um infarto do miocárdio, ou a ruptura de um aneurisma de aorta", assinala Lipshitz. E acrescenta: "Este exercício está contra-indicado nas pessoas com recente dano miocárdio e com moderada ou severa hipertensão".

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.