Tratamento de fisioterapia em hérnia de disco lombar






http://1.bp.blogspot.com/-cbBgor1UxYY/Tda3xq16dyI/AAAAAAAAAGA/MS8GwWumhds/s1600/hernia-disco.jpg


A hérnia de disco é um problema comum na prática do Fisioterapeuta. A região mais acometida é a região lombar da coluna. Não é a toa que a lombalgia se tornaou a 1ª causa de pagamento de auxílio doença e a 3ª causa de aposentadoria por invalidez no país

A hérnia de disco consiste na migração do núcleo pulposo com fragmento do anel fibroso para fora de seus limites funcionais, podendo ser:
  • Protrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro;
  • Extrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
  • Seqüestradas, quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Em relação à integridade do ligamento longitudinal posterior da coluna, as hérnias extrusas podem ser contidas e não-contidas, apresentando ou não migração crânio-caudal. Esta relação também deve ser descrita no plano transversal, podendo ser caracterizada como:
  • Póstero-mediana ou central, que geralmente se manifesta por lombalgia aguda, eventualmente com irradiação.
  • Para-mediana ou centro-lateral, que pode comprometer a raiz transeunte ou a raiz emergente.
  • Foraminal, que compromete a raiz emergente.
  • Extra-foraminal ou póstero-lateral, que compromete a raiz superior, pois o trajeto das raízes lombares é obliquo.

O tratamento de fisioterapia é o tratamento conservador. E feito com a eleição de recursos da maneira correta, pode apresentar excelentes resultados. O uso de TENS é comumente utilizado para se obter o alívio da dor aguda. O tratamento através de correntes apresenta um forte efeito analgésico, podendo ser associada ao uso de medicamentos, potencializando esse efeito. Quando se busca a analgesia através do relaxamento superficial pelo aumento da temperatura tecidual, a termoterapia infravermelha é bem empregada. Em níveis mais profundos, as modalidades de calor compreendem a diatermia e o U.S., que além de promover calor secundariamente,
reduz e elimina o quadro inflamatório. A crioterapia se enquadra na conduta de tratamento em que o objetivo principal é retirar o calor tecidual associado à analgesia.

Nas condutas cinesioterápicas, estão incluídos o alongamento estático, precedido ou não de calor ou frio, métodos de alongamento e fortalecimento como Williams e Mckenzie, o método Pilates e a hidrocinesioterapia que apresenta excelentes resultados tanto como tratamento conservador, quanto tratamento no póscirúrgico.

As terapias manuais e a acupuntura apresentam grande influência na melhora da lombalgia e podem ser associadas a outros métodos de tratamento como a cinesioterapia. Quanto aos procedimentos cirúrgicos, o estudo esclarece que em alguns casos, onde o paciente não desenvolve uma recuperação válida ao seu retorno às avd's, a indicação é de grande relevância, podendo variar desde procedimentos ambulatoriais a centros cirúrgicos, com o menor tempo possível de internação. Todos os procedimentos relacionados neste estudo mostram que são eficazes na melhora da sintomatologia da hérnia de disco. Porém existe a importância da avaliação prévia e os critérios necessários para a indicação do método, visto que o conservador é a primeira forma de tratamento. O objetivo da revisão é o esclarecimento dos critérios e metodologias de tratamentos voltados para hérnia de disco lombar, onde se busca um
sinergismo entre a redução da sintomatologia e a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

A fisioterapia pode atuar de várias formas em um hérnia de disco. Basta o profissionais traçar os objetivos e estabelecer fases de tratamento para alcançar esse objetivos.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.