Tratamento de fisioterapia em hérnia de disco lombar






http://1.bp.blogspot.com/-cbBgor1UxYY/Tda3xq16dyI/AAAAAAAAAGA/MS8GwWumhds/s1600/hernia-disco.jpg


A hérnia de disco é um problema comum na prática do Fisioterapeuta. A região mais acometida é a região lombar da coluna. Não é a toa que a lombalgia se tornaou a 1ª causa de pagamento de auxílio doença e a 3ª causa de aposentadoria por invalidez no país

A hérnia de disco consiste na migração do núcleo pulposo com fragmento do anel fibroso para fora de seus limites funcionais, podendo ser:
  • Protrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro;
  • Extrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
  • Seqüestradas, quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Em relação à integridade do ligamento longitudinal posterior da coluna, as hérnias extrusas podem ser contidas e não-contidas, apresentando ou não migração crânio-caudal. Esta relação também deve ser descrita no plano transversal, podendo ser caracterizada como:
  • Póstero-mediana ou central, que geralmente se manifesta por lombalgia aguda, eventualmente com irradiação.
  • Para-mediana ou centro-lateral, que pode comprometer a raiz transeunte ou a raiz emergente.
  • Foraminal, que compromete a raiz emergente.
  • Extra-foraminal ou póstero-lateral, que compromete a raiz superior, pois o trajeto das raízes lombares é obliquo.

O tratamento de fisioterapia é o tratamento conservador. E feito com a eleição de recursos da maneira correta, pode apresentar excelentes resultados. O uso de TENS é comumente utilizado para se obter o alívio da dor aguda. O tratamento através de correntes apresenta um forte efeito analgésico, podendo ser associada ao uso de medicamentos, potencializando esse efeito. Quando se busca a analgesia através do relaxamento superficial pelo aumento da temperatura tecidual, a termoterapia infravermelha é bem empregada. Em níveis mais profundos, as modalidades de calor compreendem a diatermia e o U.S., que além de promover calor secundariamente,
reduz e elimina o quadro inflamatório. A crioterapia se enquadra na conduta de tratamento em que o objetivo principal é retirar o calor tecidual associado à analgesia.

Nas condutas cinesioterápicas, estão incluídos o alongamento estático, precedido ou não de calor ou frio, métodos de alongamento e fortalecimento como Williams e Mckenzie, o método Pilates e a hidrocinesioterapia que apresenta excelentes resultados tanto como tratamento conservador, quanto tratamento no póscirúrgico.

As terapias manuais e a acupuntura apresentam grande influência na melhora da lombalgia e podem ser associadas a outros métodos de tratamento como a cinesioterapia. Quanto aos procedimentos cirúrgicos, o estudo esclarece que em alguns casos, onde o paciente não desenvolve uma recuperação válida ao seu retorno às avd's, a indicação é de grande relevância, podendo variar desde procedimentos ambulatoriais a centros cirúrgicos, com o menor tempo possível de internação. Todos os procedimentos relacionados neste estudo mostram que são eficazes na melhora da sintomatologia da hérnia de disco. Porém existe a importância da avaliação prévia e os critérios necessários para a indicação do método, visto que o conservador é a primeira forma de tratamento. O objetivo da revisão é o esclarecimento dos critérios e metodologias de tratamentos voltados para hérnia de disco lombar, onde se busca um
sinergismo entre a redução da sintomatologia e a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

A fisioterapia pode atuar de várias formas em um hérnia de disco. Basta o profissionais traçar os objetivos e estabelecer fases de tratamento para alcançar esse objetivos.



Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping