Conceitos principais do método Mulligan




Brian Mulligan é um fisioterapeuta inovador e criativo que desenvolveu técnicas de mobilização articular que essencialmente envolvem movimentos acessórios passivos exclusivos e movimentos acessórios passivos combinados com movimentos fisiológicos ativos.

Atualmente as técnicas desenvolvidas por Mulligan têm conquistado muitos adeptos fisioterapeutas e a simpatia dos pacientes pela sua eficácia.

Os conceitos principais são:

MCM - Movimento acessório passivo combinado com movimento fisiológico ativo. Pode também combinar com sobrepressão no final da amplitude.

FAD- Fenômeno de Alívio da Dor - Compreende três técnicas passivas - alongamento, deslizamento e compressão respectivamente, e uma executada pelo paciente.

Para a mobilização das articulações periféricas duas regras têm que ser seguidas: a regra do côncavo e convexo e a regra do plano articular. Ambas ajudam a decidir a direção da técnica e a aplicação de forma indolor.

Conclusão

Os resultados do método Mulligan falam por si mesmos e é muito compensador praticar a "arte" da fisioterapia sem a intensa pressão de ter que provar, constantemente, como e por quê. Devemos desenvolver a habilidade de avaliação e manipulação e não subjulga-la a uma sanção dita científica.

Provar a eficácia de sua técnica é uma preocupação constante do trabalho de Brian Mulligan, mas ele não fica preso só à ciência., ele não deixa de considerar as respostas empíricas e os resultados observados em seus pacientes onde a rapidez e eficiência de resultados são freqüentemente notados.

O método desenvolvido por Mulligan é, sem dúvida,um marco importante para a terapia manual e para o desenvolvimento da prática fisioterapêutica.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.