O que é eletroterapia na Fisioterapia?




http://images04.olx.com.br/ui/9/15/79/1290040307_37700679_1-Fotos-de--Fisioterapia-Estetica-Eletroterapia-Diapulsi-990-1290040307.jpg
A Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica. Os aparelhos de eletroterapia utilizam uma intensidade de corrente muito baixa, são miliamperes e microamperes.Os eletrodos são aplicados diretamente sobre a pele e o organismo será o condutor. Na eletroterapia temos que considerar parâmetros como: resistência, intensidade, voltagem potência e condutividade.

Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de correntes, onde o aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente. Outras formas incluem a utilização de agulhas ao invés de eletrodos, sendo este emprego mais reservado ao uso para terapia estética ou para métodos diagnósticos.

Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra-indicações. Mas todas elas tem um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.

Os principais equipamentos eletroterapeuticos utilizados pela Fisioterapia são:
1- Ultra-som
2- Tensys
3- Ondas Curtas – Ondas elétricas de alta frequencia que geram calor (diatermia)
4- Laser – Classificado como Fototerapia


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.