Crioestimulação






É uma técnica utilizada para tratar pacientes com lesão central ou periférica, tendo como objetivo obter alguma contração muscular. Esta técnica é indicada em graus de força Ø.

O procedimento consiste em passar o gelo longitudinalmente até encontrar o ponto motor, neste momento ocorre uma leve contração muscular. O tempo é entre 10` a 30`.

Spray

Kraus sugeriu que a nebulização de Cloreto de Etila eleva o limiar da dor. Porém, mais tarde, afirmou que não havia explicação científica adequada para o fato de a anestesia superficial diminuir a dor em estruturas profundas. Outros estudiosos (Lorenze Ej, Ellis M., Mennell J.M., e Travell J.) atribuíram o sucesso dos Sprays refrigerantes à contra-irritação. A área do sistema nervoso central que recebe os impulsos dolorosos era sensibilizada com uma alta quantidade de impulsos frios que eles eram diminuídos e bloqueados. Os impulsos sensoriais de frio chegariam ao sistema nervoso central com maior rapidez que os dolorosos.

A contra-irritação, alívio da dor em um local pela irritação de outro, tem sido um dos métodos mais importantes no controle da dor. Compressas de água quente e gelo, vibração, sensação tátil, estimulação elétrica muscular e eletricidade estática são empregados como contra-irritantes. A depressão ou a inibição sensorial central são responsáveis pela diminuição da dor.

As aplicações terapêuticas de frio produz uma diminuição na transmissão nervosa. O alívio da dor deve-se a contra-irritação.


* Indicação e Contra-Indicações do Spray Refrigerante:

O Cloreto de Etila e o Fluorometano líquidos evaporam muito rápido quando aplicados ao corpo, retirando o calor da pele nesse processo. Como sua evaporação é veloz, os efeitos são muito superficiais. O fluorometano é o preferido; o Cloreto de Etila é inflamável e pode congelar a pele até que fique dura.

Os efeitos superficiais do Spray Refrigerante limitam seu uso às técnicas que se baseiam na estimulação do sistema nervoso simpático para tratar dor e espasmo muscular. Os Sprays Refrigerantes nunca devem ser utilizados quando o objetivo é diminuir a temperatura dos tecidos subjacentes.


CUIDADOS DURANTE A APLICAÇÃO DO SPRAY REFRIGERANTE:

* Manter a embalagem 30cm do corpo e liberar um jato moderadamente fino, fazendo ângulo com o corpo;

* Borrifar a área do corpo em movimento deslizante, na velocidade de cerca de dez cada por segundo;

* Aplicar em uma só direção e prosseguir ritmicamente até que toda a área lesada tenha sido coberta duas vezes;

* Tomar cuidado para não congelar a pele.


Bandagem com Spray Refrigerante:


Os Manguitos Cryomatic são bandagens de nylon com duas camadas que se adaptam às áreas selecionadas do corpo, como o tornozelo. O Spray Refrigerante é borrifado no envelope entre as camadas, proporcionando frio e compressão.

Fonte

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.