Saiba mais sobre a Fisioterapia Forense









Fisioterapia forense é o ramo da fisioterapia que se aplica a questões judiciais, como perícias e relatórios de invalidez.

Nesses casos em específico, o perito (fisioterapeuta) é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

A função de perito judicial em casos de Justiça do Trabalho associados às LER/DORT deve ser exercida por profissionais possuidores de conhecimentos profundos de biomecânica ocupacional. A ciência que estuda o movimento e a biomecânica é chamada de *cinesiologia, sendo o fisioterapeuta o único profissional da saúde que tem como base em seus conhecimentos essa ciência. Deve-se ressaltar que o alvo do fisioterapeuta é a **perícia cinesiológica funcional e não a perícia médica, atribuída logicamente aos formados em escolas de ciências médicas.

Para a Justiça, a perícia cinesiológica funcional surgiu a partir da necessidade de se realizar uma avaliação pericial mais criteriosa, para minimizar erros e principalmente elucidar as questões-chave das perícias nesse setor. Ou seja, a associação entre a doença do reclamante, sua atividade profissional e a determinação de incapacidade funcional em alguma de suas atividades de vida diária, como por exemplo realizar movimentos repetitivos no trabalho.

O fisioterapeuta está qualificado e habilitado para prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria especializada, contribuindo para a promoção da harmonia e da qualidade assistencial no trabalho em equipe e a ele integrar-se, sem renunciar a sua independência ética e profissional. Considerando as atribuições próprias do fisioterapeuta e uma vez adquirido o conhecimento especifico da prática da perícia, esse terá a plena capacitação para prestar serviços de perícia cinesiológica funcional à Justiça, auxiliando na investigação. Portanto, faz-se necessária a maior inserção dessa categoria no auxílio à Justiça do trabalho.

* Cinesiologia funcional" é um termo que sintetiza "função, movimento, músculo, humano

** Pericia que analisa se a pessoa está com alguma incapacitação de movimento para desempenhar alguma função no trabalho

por Juliana Prestes Mancuso


Fonte
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.