Monografia: Escoliose - Importância da detecção precoce




A coluna de todos os indivíduos possui curvas naturais. Essas curvas arredondam nossos ombros e fazem com que a nossa coluna dorsal se curve levemente para a frente. Entretanto, algumas pessoas possuem colunas que se curvam de um lado para o outro. Diferentemente de problemas posturais, essas curvas não podem ser corrigidas simplesmente através do processo de aprendizado de manter-se ereto.

Essa alteração é chamada de escoliose e pode ser observada  em um Raio-X, onde a coluna se parece mais com um "S" ou com um "C" do que com uma linha reta. Alguns dos ossos em uma coluna com escoliose também podem ter rodado levemente, fazendo com que a cintura ou ombros de uma pessoa pareçam desalinhados.

As patologias relacionadas às disfunções da coluna vertebral vêm aumentando significantemente com o passar dos anos. A coluna dorsal e lombar são bem acometidas na infância e adolescência. Gerando desordens e alterações do equilíbrio músculoesquelético, seus achados clínicos incluem hipertonia, rigidez e encurtamento dos músculos de sustentação postural. Para que não haja evolução e fixação das curvaturas, o tratamento das escolioses deve ocorrer enquanto as epífises de crescimento ósseo não se fecharem.

O caráter compensatório da escoliose tem sempre uma retração assimétrica dos músculos espinhais que possuem: Resistência fibroelástica, tônus dos músculos da estática, dependente da nossa ereção antigravitacional, uma função estática de suspensão, sua boa tensão depende do equilíbrio e da rotação articular. Possuem duas forças componentes e uma resultante sobre as vértebras, de modo que o disco intervertebral obriga a decomposição das forças nessa musculatura, gerando uma coaptação dos processos articulares de um lado, enquanto decoapta do lado oposto, após certo grau de retração desse músculo constitui-se uma escoliose tridimensional.

Veja o restante do artigo aqui

Autora: Gabriela Neto - g.fisioterapia@gmail.com




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.