Cadeias musculares e seus estudiosos




O Método de Cadeias Musculares é um método que busca o equilíbrio muscular antero-posterior, latero-lateral do corpo humano, trazendo para ele maior equilíbrio de todas as suas estruturas, potencializando seu funcionamento como um todo. Melhorando desta forma a coordenação motora, equilíbrio e propriocepção.

A potencialização do funcionamento das estruturas humanas, equilíbrio e propriocepção, são fundamentais para o aumento da performance, que é o principal objetivo do esporte.

Mézière
Deu início aos estudos de cadeias musculares em 1947. Já em 1949 com o método desenvolvido, apresentou seu método para comunidade científica da França, onde suas idéias foram totalmente rejeitadas.

Mas ela não desanimou, continuou seus estudos, aprimorando ainda mais o método, e o ensinando para quem quisesse aprendê-lo...


"Cadeia muscular é o conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares, que trabalham como se fossem um só, e se recobrem como telhas de um telhado."
(F. Mézière)

Leis de Mézière

1. Toda tentativa de correção local leva imediatamente a uma compensação à distância.
2. Corrigindo-se todas as compensações sempre haverá uma tendência ao bloqueio em apnéia inspiratória.
3. Os membros sempre apresentam tendência a rotação interna.
4. Não existe cifose, somente lordose.


Alunos de F. Mézière
Marcel Bienfait - como já tinha formação em osteopatia, trouxe esta visão para o Método de cadeias musculares, descrevendo então cadeias Miofasciais.

Souchard - trouxe o método de cadeias musculares para o Brasil, com algumas modificações, e com explicações pouco científicas. Chamou o método, aqui no Brasil de R.P.G. (Reeducação Postural Global).

Godelieve D. Struif - Fisioterapeuta e osteopata, desenvolveu um método baseado nos ensinamentos de Mézière, o qual deu o nome de G.D.S. Além de modificar as estruturas das cadeias musculares, introduziu o aspecto psicocomportamental, para descrever as posturas.

Beziérs - introduziu os conceitos de coordenação motora, sistemas de força, e sistemas cruzados às cadeias musculares.

Leopold Busquet - baseado nos ensinamentos de Mézière, e nos conceitos de Beziérs, descreveu novas cadeias musculares.

Michael Hisand - Trabalha atualmente com o Método da Reconstrução Postural. É o método que mantém sues princípios o mais próximo do que era ensinado por Mézière, porém ele vem pesquisando evidencias científicas para os princípios que era enunciados por ela.

Thérèse Bertherat - Uma aluna bastante fiel a sua mestra, introduziu os conceitos de conciencia corporal. Trabalha seus pacientes individualmente, ou em grupos, através da antiginastica.

  Felipe Ribeiro Mascarenhas -  www.colunasemdor.com.br

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.