Rolfing - solução para dores nas costas





Rolfing  solução para dores nas costas


Os tempos modernos e a correria cotidiana faz com que as pessoas tenham um estilo de vida cada vez menos saudável. Quem sofre de má postura e dores nas costas sabe que elas não se resolvem unicamente com remédios e, muitas vezes, são necessários tratamentos e fisioterapias e muita reeducação, no intuito de sanar os desconfortos.

Uma das alternativas é conhecida como "Rolfing". Trata-se de um conjunto de técnicas para integração das estruturas humanas por meio de manipulação dos tecidos e pela reeducação dos movimentos. "É um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente", explica a rolfista Lena Orlando, presidente da Associação Brasileira de Rolfing.

Segundo ela, hábitos posturais causados por traumas físicos e emocionais são alguns dos fatores que impedem as pessoas de estarem bem alinhadas em relação à força de gravidade. "Esses fatores causam tensões crônicas e desequilíbrios físico e emocional".

Segundo Lena, o profissional rolfista elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam dor. Além disso, ensina o cliente a usar melhor o corpo para que não fique sobrecarregado quando for submetido a atividades físicas.

O tratamento consiste em liberar as tensões existentes em seguimentos corporais, melhorando a relação do paciente com outras partes do corpo. "A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos", esclarece.

A técnica foi criada pela cientista norte-americana Ida P. Rolf, PhD em bioquímica pela Universidade de Columbia. Ida sofria de um problema físico provocado por um acidente que teve na adolescência e não obtinha êxito com os tratamentos convencionais. Começou então a investigar trabalhos corporais com bases estruturais ou funcionais na tentativa de achar uma maneira de melhorar sua situação.

E encontrou. Dentre eles, a ioga, a osteopatia e a quiropraxia. Com base em seu conhecimento e empenho, acabou modelando o que no futuro seria chamado de "integração estrutural", conceito amplamente difundindo nos Estados Unidos a partir dos anos 60.

Os resultados e a própria aplicação do rolfing podem variar de pessoa para pessoa. São levados em consideração, por exemplo, estrutura física e o tipo de problema que o paciente esteja apresentando. O preço de uma sessão pode variar de R$ 150 a R$ 300.

No site www.rolfing.com.br é possível encontrar mais informações sobre a técnica e inclusive uma lista de profissionais, em todo o Brasil, habilitados pelo Rolf Institute há aplicarem esse processo. Tentar endireitar o corpo e incorporar novas posturas não é fácil. Mas o esforço pode contar sempre com uma ajudinha extra.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.