Como evitar dores causadas pelo uso prolongado de tablets






Tablet: por longos períodos, é melhor não usá-lo no colo

Se trabalhar com tablets causa dor no ombro ou no pescoço, existem maneiras de contornar o problema, sugere um novo estudo.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Microsoft Corp. e do Brigham and Women Hospital dizem que é possível evitar esse tipo de dor: basta deixar de usar o tablet no colo e utilizar capas que ofereçam a possibilidade de posicioná-lo em ângulos de visão maiores. Os resultados aparecem no periódico Work: A Journal of Prevention, Assessment, and Rehabilitation.

"Em comparação com o cenário dos computadores de mesa – do tipo 'desktop' –, o uso de tablets está associado a uma flexão mais intensa da cabeça e do pescoço, o que pode facorecer o desenvolvimento de desconforto nessas duas regiões", diz o pesquisador principal, Jack Dennerlein, do Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Brigham and Women Hospital.

Para o estudo, Dennerlein e sua equipe pediram a 15 usuários experientes de tablet para completar determinadas tarefas como navegar na Internet, ler, jogar, assistir a filmes e enviar e-mails com dois tipos de dispositivos – um iPad2, da Apple, e um Motorola Xoom.

Os dois tablets tinham capas originais de fábrica, que permitiam incliná-los em um ângulo menor ou maior. A capa da Apple, chamada de Smart Cover oferece ângulos de inclinação de 15 ° e 73 °. Já o Portfolio Case, da Motorola, permite ângulos de inclinação de 45 ° e 63 °.

Os participantes posicionaram seus tablets de várias maneiras – no colo e sobre uma mesa, em vários ângulos – para testar como as configurações afetavam pescoço e ombros. Os pesquisadores descobriram que a capa do iPad2 forçava a cabeça e o pescoço dos voluntários em posturas mais flexionadas.

Nos dois tablets, ângulos de flexão do pescoço e da cabeça foram maiores do que aqueles associados com o uso de computadores desktop ou notebooks. Quando utilizado sobre uma mesa no maior ângulo, no entanto, as posturas dos usuários tornam-se mais neutras.

Os autores do estudo concluíram que, ao usar tablets, as pessoas devem colocar os dispositivos em uma mesa em um ângulo agudo – e não no colo – para evitar ficar o tempo todo olhando para baixo.

Os pesquisadores, no entanto, fizeram uma ressalva: a posição indicada pode não ser ideal se os usuários estiverem executando uma tarefa que requer digitação. Eles acreditam que mais estudos são necessários para determinar como o posicionamento do aparelho poderia afetar braços e pulsos.

"Nossos resultados serão úteis para atualizar as diretrizes e padrões ergonômicos de computação para tablets. Elas são necessárias com urgência, já que diversas empresas e prestadores de cuidados da saúde estão avaliando se devem ou não adotar o uso em larga escala", concluiu Dennerlein.

Dois dos autores do estudo são funcionários da Microsoft, uma fonte de financiamento parcial da pesquisa. Esses pesquisadores não contribuiram para a análise e tampouco para a interpretação dos resultados.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.