Como evitar dores causadas pelo uso prolongado de tablets








Tablet: por longos períodos, é melhor não usá-lo no colo

Se trabalhar com tablets causa dor no ombro ou no pescoço, existem maneiras de contornar o problema, sugere um novo estudo.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Microsoft Corp. e do Brigham and Women Hospital dizem que é possível evitar esse tipo de dor: basta deixar de usar o tablet no colo e utilizar capas que ofereçam a possibilidade de posicioná-lo em ângulos de visão maiores. Os resultados aparecem no periódico Work: A Journal of Prevention, Assessment, and Rehabilitation.

"Em comparação com o cenário dos computadores de mesa – do tipo 'desktop' –, o uso de tablets está associado a uma flexão mais intensa da cabeça e do pescoço, o que pode facorecer o desenvolvimento de desconforto nessas duas regiões", diz o pesquisador principal, Jack Dennerlein, do Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Brigham and Women Hospital.

Para o estudo, Dennerlein e sua equipe pediram a 15 usuários experientes de tablet para completar determinadas tarefas como navegar na Internet, ler, jogar, assistir a filmes e enviar e-mails com dois tipos de dispositivos – um iPad2, da Apple, e um Motorola Xoom.

Os dois tablets tinham capas originais de fábrica, que permitiam incliná-los em um ângulo menor ou maior. A capa da Apple, chamada de Smart Cover oferece ângulos de inclinação de 15 ° e 73 °. Já o Portfolio Case, da Motorola, permite ângulos de inclinação de 45 ° e 63 °.

Os participantes posicionaram seus tablets de várias maneiras – no colo e sobre uma mesa, em vários ângulos – para testar como as configurações afetavam pescoço e ombros. Os pesquisadores descobriram que a capa do iPad2 forçava a cabeça e o pescoço dos voluntários em posturas mais flexionadas.

Nos dois tablets, ângulos de flexão do pescoço e da cabeça foram maiores do que aqueles associados com o uso de computadores desktop ou notebooks. Quando utilizado sobre uma mesa no maior ângulo, no entanto, as posturas dos usuários tornam-se mais neutras.

Os autores do estudo concluíram que, ao usar tablets, as pessoas devem colocar os dispositivos em uma mesa em um ângulo agudo – e não no colo – para evitar ficar o tempo todo olhando para baixo.

Os pesquisadores, no entanto, fizeram uma ressalva: a posição indicada pode não ser ideal se os usuários estiverem executando uma tarefa que requer digitação. Eles acreditam que mais estudos são necessários para determinar como o posicionamento do aparelho poderia afetar braços e pulsos.

"Nossos resultados serão úteis para atualizar as diretrizes e padrões ergonômicos de computação para tablets. Elas são necessárias com urgência, já que diversas empresas e prestadores de cuidados da saúde estão avaliando se devem ou não adotar o uso em larga escala", concluiu Dennerlein.

Dois dos autores do estudo são funcionários da Microsoft, uma fonte de financiamento parcial da pesquisa. Esses pesquisadores não contribuiram para a análise e tampouco para a interpretação dos resultados.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.