Desenvolvimento motor normal da criança de 0 a 3 anos






O desenvolvimento da criança abrange 3 etapas: psicológico, neurológico e motor. Apesar do desenvolvimento ter fases e etapas bem definidas, cada bebê irá definir o seu. Para cada bebê como um indivíduo irá responder de forma muito particular aos estímulos vividos e/ou oferecidos.

O bebê ao nascer ainda não senta, não anda, devido ao seu sistema nervoso que ainda está imaturo em vários aspectos, entre eles o tônus muscular estará diminuído no pescoço e tronco e aumentado em braços e pernas. E para que o bebê adquira habilidades, este sistema nervoso precisará amadurecer, o que ocorre no primeiro ano de vida, e vai até 3 anos de idade.

O amadurecimento do sistema nervoso se fará em 2 direções: da cabeça para o pescoço e da região proximal para distal, ou seja, o bebê controla o pescoço antes de controlar o tronco e controla os ombros antes das mão. Todo esse processo é gradativo, e cada fase alcançada habilita a criança a alcançar a etapa seguinte. Esse processo é lento e diário, imperceptível.

O amadurecimento do sistema nervoso depende da boa saúde global do bebê que é obtido através do aleitamento materno, controle de infecções e doenças com a ajuda das vacinas, o cuidado da própria mãe e o estímulo saudável do meio ambiente. Este estímulo não deve ser exagerado na intenção errônea de formar "campeões", mas sim, deve ser espontâneo, tranquilo, calmo e natural, dentro do relacionamento de amor, carinho e respeito entre pais e filhos. O que acarretará um adulto que saberá se relacionar com o meio e com o outros de forma sadia respeitando-os e não competindo com eles.

Márcia de Loyola – Fisioterapeuta especializada em neurologia infantil. 

e-mail: marcia@fisioterapiarj.com.br


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.