O adesivo que ajuda a recuperar musculatura







O nome é complicado, mas a proposta é simples. A Kinesiology Tape é uma fita elástica desenvolvida com base na cinesiologia, o estudo do movimento. "Esse adesivo ajuda a acelerar a recuperação sem limitar os movimentos", afirma Marcio Cunha, fisioterapeuta da equipe de triatlo do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. A fita, também conhecida como Kinesio Tape, promove uma ligeira tração e aumento da circulação sanguínea na área onde foi aplicada. Pode ser usada durante ou após os treinos e dura até cinco dias mesmo que seja molhada no banho. As marcas Nitto Denko, Temtex, KT Tape, Kinesio Tex Gold e 3NS Tex podem ser compradas pela internet (www.fisiostore.com.br, www.kinesio.net.br ou www.endurance.esp.br). A Kinesio Tape está disponível em preto, azul, rosa e cor da pele, e os preços variam entre 45 e 65 reais.

Aprenda como aplicar a fita para ajudar a combater algumas lesões comuns em corredores – como fascite plantar e joelho de corredor. Mas, antes de usá-la pela primeira vez, consulte um profissional especializado (um fisioterapeuta ou um ortopedista).

A) Tendinite do tendão-de-aquiles

Proteja o tendão do uso excessivo.

1. Corte um pedaço de fita Kinesio medindo do topo da panturrilha à sola do calcanhar. Arredonde as pontas com a ajuda de uma tesoura.

2. Flexione o pé. Ainda com a folha protetora colada à fita, coloque uma ponta da tira na sola do calcanhar. Pressione o dedo na fita, na parte superior do tendão-de-aquiles (alguns centímetros acima do tornozelo).

3. A partir do topo da fita, corte a tira ao meio na vertical até onde ficou a marca do seu dedo.

4. Remova a folha protetora da parte não cortada da fita. Cole a fita na sola do calcanhar e, com o tornozelo flexionado, estique-a grudando no tendão-de-aquiles.

5. Uma por vez, remova a folha protetora das partes cortadas da fita e cole-a (sem esticar) nas partes externa e interna da panturrilha, formando um "V".

B) Fascite plantar

Dê apoio ao arco do pé para aliviar a dor.

1. Corte um pedaço de fita longo o bastante para ir desde a parte de trás do calcanhar até um pouco antes dos dedos do pé, no metatarso. Não remova a folha protetora.

2. Corte a fita na forma de quatro "dedos", sem cortar alguns centímetros em uma das pontas, que servirá para cobrir o calcanhar.

3. Corte outro pedaço de fita longo o bastante para cobrir o metatarso e arredonde os cantos com a ajuda de uma tesoura.

4. Retire a folha protetora da fita que não foi cortada e coloque-a atrás do calcanhar. Flexione o tornozelo e puxe os dedos dos pés para cima com a mão. Retire a folha protetora correspondente aos dedos, uma de cada vez, e cole ao longo da sola do pé de maneira uniforme, sem esticar a fita. Retire a folha protetora da segunda tira e cole-a no metatarso para apoiar os dedos.

C) Joelho de corredor

Diminua a tensão sobre o tendão patelar.

1. Corte 10 centímetros de fita, arredonde os cantos e remova a folha protetora.

2. Segurando as pontas da fita nas duas mãos, estique o meio da fita e cole-a logo abaixo da patela – sobre o tendão patelar.

3. Alise os cantos da fita de encontro à pele.

D) Canelite

Alivie a inflamação nas canelas.

1. Corte um pedaço de fita de 30 a 45 centímetros, arredonde todos os cantos e remova a folha protetora.

2. Flexione o pé. Cole uma ponta da fita próximo ao dedo mindinho. Passe a fita na sola, no ponto mais alto do arco e em volta da parte de cima do pé. Em seguida, leve a fita até a frente da canela.

3. Corte 15 centímetros de fita do tipo "silver tape" (que dá mais apoio ao arco) com largura de 3 centímetros.

4. Cole uma ponta da fita sobre a fita Kinesio no lado externo do pé, flexione-o e cole a fita firmemente sobre o arco.


Por

Por Beth Dreher e Julia Zanolli - Runners World


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping