O adesivo que ajuda a recuperar musculatura







O nome é complicado, mas a proposta é simples. A Kinesiology Tape é uma fita elástica desenvolvida com base na cinesiologia, o estudo do movimento. "Esse adesivo ajuda a acelerar a recuperação sem limitar os movimentos", afirma Marcio Cunha, fisioterapeuta da equipe de triatlo do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. A fita, também conhecida como Kinesio Tape, promove uma ligeira tração e aumento da circulação sanguínea na área onde foi aplicada. Pode ser usada durante ou após os treinos e dura até cinco dias mesmo que seja molhada no banho. As marcas Nitto Denko, Temtex, KT Tape, Kinesio Tex Gold e 3NS Tex podem ser compradas pela internet (www.fisiostore.com.br, www.kinesio.net.br ou www.endurance.esp.br). A Kinesio Tape está disponível em preto, azul, rosa e cor da pele, e os preços variam entre 45 e 65 reais.

Aprenda como aplicar a fita para ajudar a combater algumas lesões comuns em corredores – como fascite plantar e joelho de corredor. Mas, antes de usá-la pela primeira vez, consulte um profissional especializado (um fisioterapeuta ou um ortopedista).

A) Tendinite do tendão-de-aquiles

Proteja o tendão do uso excessivo.

1. Corte um pedaço de fita Kinesio medindo do topo da panturrilha à sola do calcanhar. Arredonde as pontas com a ajuda de uma tesoura.

2. Flexione o pé. Ainda com a folha protetora colada à fita, coloque uma ponta da tira na sola do calcanhar. Pressione o dedo na fita, na parte superior do tendão-de-aquiles (alguns centímetros acima do tornozelo).

3. A partir do topo da fita, corte a tira ao meio na vertical até onde ficou a marca do seu dedo.

4. Remova a folha protetora da parte não cortada da fita. Cole a fita na sola do calcanhar e, com o tornozelo flexionado, estique-a grudando no tendão-de-aquiles.

5. Uma por vez, remova a folha protetora das partes cortadas da fita e cole-a (sem esticar) nas partes externa e interna da panturrilha, formando um "V".

B) Fascite plantar

Dê apoio ao arco do pé para aliviar a dor.

1. Corte um pedaço de fita longo o bastante para ir desde a parte de trás do calcanhar até um pouco antes dos dedos do pé, no metatarso. Não remova a folha protetora.

2. Corte a fita na forma de quatro "dedos", sem cortar alguns centímetros em uma das pontas, que servirá para cobrir o calcanhar.

3. Corte outro pedaço de fita longo o bastante para cobrir o metatarso e arredonde os cantos com a ajuda de uma tesoura.

4. Retire a folha protetora da fita que não foi cortada e coloque-a atrás do calcanhar. Flexione o tornozelo e puxe os dedos dos pés para cima com a mão. Retire a folha protetora correspondente aos dedos, uma de cada vez, e cole ao longo da sola do pé de maneira uniforme, sem esticar a fita. Retire a folha protetora da segunda tira e cole-a no metatarso para apoiar os dedos.

C) Joelho de corredor

Diminua a tensão sobre o tendão patelar.

1. Corte 10 centímetros de fita, arredonde os cantos e remova a folha protetora.

2. Segurando as pontas da fita nas duas mãos, estique o meio da fita e cole-a logo abaixo da patela – sobre o tendão patelar.

3. Alise os cantos da fita de encontro à pele.

D) Canelite

Alivie a inflamação nas canelas.

1. Corte um pedaço de fita de 30 a 45 centímetros, arredonde todos os cantos e remova a folha protetora.

2. Flexione o pé. Cole uma ponta da fita próximo ao dedo mindinho. Passe a fita na sola, no ponto mais alto do arco e em volta da parte de cima do pé. Em seguida, leve a fita até a frente da canela.

3. Corte 15 centímetros de fita do tipo "silver tape" (que dá mais apoio ao arco) com largura de 3 centímetros.

4. Cole uma ponta da fita sobre a fita Kinesio no lado externo do pé, flexione-o e cole a fita firmemente sobre o arco.


Por

Por Beth Dreher e Julia Zanolli - Runners World


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.