Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos
O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.
 	No Bem Estar desta sexta-feira (9), os fisioterapeutas Maria Emília  Mendonça e David Costa falaram sobre os riscos de lesão e explicaram  como funciona o joelho. 
 	Segundo a fisioterapeuta Maria Emília, é importante distribuir o  esforço nas diferentes articulações. Além disso, é importante exercer  uma força de reação ao solo, ou seja, não apenas ficar passivamente em  pé, mas levar um pouco o peso à frente para estimular a musculatura de  sustentação e não apoiar-se nos ligamentos dos joelhos.
 	A dor que sentimos é um sinal de defesa do corpo humano já que as  articulações têm células mecanorreceptoras que avisam o cérebro quando  elas estão sendo exigidas demais. A principal dica dos especialistas é  não fazer exercícios físicos com dor.

Na musculação, é indispensável a orientação profissional para não sobrecarregar a região da perna com cargas muito elevadas. Não tenha pressa para ganhar músculos, pois a sobrecarga causa o envelhecimento das articulações.
 	Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as  séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são  desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.
 	Exercícios de agachamento com as duas pernas podem forçar o ligamento,  os meniscos e os tendões e a pessoa pode desenvolver tendinopatia, uma  inflamação nos tendões, degeneração na cartilagem e nos meniscos. Já a  cadeira extensora pode pressionar a cartilagem e também influenciar no  processo de degeneração.
 	Carga muito pesada pode até provocar um corte no menisco, geralmente  nos exercícios com agachamento de uma perna e depois a outra. Muitas  vezes, há uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a  região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se  rompem.
 	Os flexores de joelho, que são exercícios para glúteos e músculos atrás  das coxas, podem prejudicar os tendões ou inflamar a região posterior  do joelho. Essa inflamação é provocada pelo líquido sinuvial, que tem a  função de lubrificar a região.
Outro problema que pode atingir o joelho é a artrose, que tem início  com uma lesão chamada condromalacia patelar, que afeta a cartilagem  entre a patela e o fêmur. É o início do desgaste da cartilagem. Essa  patologia pode acontecer após exercícios feitos de forma inadequada,  deficiência congênita e sobrecarga, mas também tem um fator genético -  algumas pessoas nascem com a cartilagem mole, por exemplo. A  condromalacia provoca dor, inchaço e limitações de movimentos.
Esse desgaste da cartilagem é o maior problema que o sobrepeso pode causar ao joelho e, depois da condromalacia, pode avançar para a artrose, se não houver mudanças de hábito.
Para proteger os joelhos, é importante fortalecer os músculos das pernas, do quadril, do abdômen e da lombar. Mas cuidado com esportes como futebol, tênis, vôlei e hóquei, que oferecem maior risco de lesões.
Os médicos explicam que a lesão mais comum é causada pela mudança brusca de direção, ou seja, quando o jogador que está correndo precisa parar rapidamente para mudar de sentido. Nesse movimento, o joelho sofre uma torção e os ligamentos podem se romper. É muito comum acontecer com jogadores de futebol. Depois de rompidos, os ligamentos só são recuperados com enxerto, pois não podem ser costurado como a pele.
Mulheres também devem tomar cuidado com sapatos. Usar um sapato baixo após um dia inteiro com salto alto força a coluna e sobrecarrega o quadril e os joelhos. O salto alto faz com que os joelhos fiquem hiperestendidos, além de prejudicar o equilíbrio do corpo.
Os pés ajudam a equilibrar o corpo e a tirar a sobrecarga da ação da gravidade sobre os joelhos. O apoio correto e a boa mobilidade dos tornozelos é fundamental para melhorar a distribuição do peso do corpo e evitar uma sobrecarga nos joelhos já que os pés bem posicionados amortecem o peso do corpo.
 
 
 
.png) 
.png) 
.png)