O que é cervicalgia?




         A cervicalgia é uma dor referida na região da coluna perto da cabeça, normalmente é insidiosa e dificilmente aparece de forma súbita. Pode estar geralmente relacionada com movimentos bruscos do pescoço, permanência por um longo período em uma mesma posição, trauma ou esforço. As dores cervicais podem também estarem relacionadas com alterações em ATM (articulação temporo mandibular) 

SINTOMAS

       Um paciente com cervicalgia adquire um mecanismo de defesa apresentando diminuição de mobilidade, dor à palpação dos musculos cervicais, podendo irradiar para os membros superiores (braços)
As dores podem ser de intensidade leve, até grave, havendo também sintomas de cansaço na região posterior do pescoço. Nos braços apresentará além da dor alterações desensibilidade, fraqueza muscular e formigamento. Afraqueza muscular são apresentadas em casos mais graves, o adormecimento de dos braços pode ser contínua ou desencadade por algum fator

 

                                                                                              

    O paciente oide vir a apresentar cefaléias frequentimente mais pulsáteis e com intensidade variável. As cefaléias podem evoluir para quadros de enxaquecas apresentando transtornos visuais, fotosensibilidade (sensibilidade a luz), digestivos e psiquicos. Com mais predominância deste quadro em mulheres.

CAUSAS

  1. Origem traumática
  2. Origem ligamentares
  3. Origem a distância :  problemas relacionados com a ATM, relacionados com a região pélvica, mais precisamente, o sacro.
  4. Disfunções vicerais
  5. Origem infecciosa
  6. Origem tumoral
  7. Origem dentária: más-oclusões, infecções dentárias e gengivais, podendo causar alterações no aparelho mastigatório , podendo gerar consequências na região alta da cervical, sendo possivel através de todo esse desiquilíbrio o corpo sofrer altrerações descendentes com quadros de lombociatalgia.  

                                                                             

TRATAMENTO

      Após uma avaliação minuciosa é elaborado o quadro lesional determinando o início da lesão. Através da determinação do quadro lesional é formulado o tratamento que pode incluir liberações fasciais, mobilizações, alongamentos, manipulações (Thrust), stretching, mobilização neural.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.