Efeitos biológicos da Corrente Galvânica







A corrente galvânica ou contínua muito utilizada em eletroterapia proporciona ao organismo humano diversos tipos de efeitos biológicos importantes que são aproveitados em tratamentos diversificados nas áreas específicas de Fisioterapia, Medicina e Estética.

Podemos citar entre os principais efeitos biológicos os seguintes:

• térmicos - com aquecimento dos tecidos
• antiálgico - atua sobre os nervos sensitivos com efeito analgésico
• vasomotor - observa-se vasodilatação generalizada com aumento da temperatura da pele
• trocas nutritivas nos tecidos - surgem alterações físico-químicas no interior dos tecidos havendo polarização no espaço intersticial que favorece a nutrição e as trocas metabólicas dos tecidos
• dieletroforético - também chamado iontoforese ou ionização consiste em um processo onde há a penetração de moléculas ionizadas através da pele.

A corrente galvânica apresenta fluxo de elétrons constante e ininterrupta com mesma direção ou polaridade direcionada do polo positivo ao negativo, sendo na Estética utilizada em tratamentos faciais como eletrocoagulação, desincruste, ionização e em tratamentos corporais como eletroforese de grande superfície e ionização de enzimas lipolíticas.

Ionização

Utiliza-se a ionização na Estética Facial como um recurso de auxílio à penetração de substâncias aquosas nutritivas como ampolas de colágeno, elastina, extratos placentários, extratos de tecido conjuntivo que irão fornecer à pele desvitalizada elementos nutritivos essenciais quando se pretende realizar uma revitalização cutânea. Estas substâncias aquosas além de facilitarem a passagem da corrente elétrica também transportam íons que serão absorvidos através da pele.

Em Estética Corporal a ionização é empregada como um meio de infiltração de enzimas lipolíticas como soluções de Centelha Asiática, Hialuronidase, Algas Marinhas que irão atuar reduzindo o tecido adiposo, ou seja, diminuirão a espessura dos depósitos de gordura.

Fonte


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.