Efeitos biológicos da Corrente Galvânica





A corrente galvânica ou contínua muito utilizada em eletroterapia proporciona ao organismo humano diversos tipos de efeitos biológicos importantes que são aproveitados em tratamentos diversificados nas áreas específicas de Fisioterapia, Medicina e Estética.

Podemos citar entre os principais efeitos biológicos os seguintes:

• térmicos - com aquecimento dos tecidos
• antiálgico - atua sobre os nervos sensitivos com efeito analgésico
• vasomotor - observa-se vasodilatação generalizada com aumento da temperatura da pele
• trocas nutritivas nos tecidos - surgem alterações físico-químicas no interior dos tecidos havendo polarização no espaço intersticial que favorece a nutrição e as trocas metabólicas dos tecidos
• dieletroforético - também chamado iontoforese ou ionização consiste em um processo onde há a penetração de moléculas ionizadas através da pele.

A corrente galvânica apresenta fluxo de elétrons constante e ininterrupta com mesma direção ou polaridade direcionada do polo positivo ao negativo, sendo na Estética utilizada em tratamentos faciais como eletrocoagulação, desincruste, ionização e em tratamentos corporais como eletroforese de grande superfície e ionização de enzimas lipolíticas.

Ionização

Utiliza-se a ionização na Estética Facial como um recurso de auxílio à penetração de substâncias aquosas nutritivas como ampolas de colágeno, elastina, extratos placentários, extratos de tecido conjuntivo que irão fornecer à pele desvitalizada elementos nutritivos essenciais quando se pretende realizar uma revitalização cutânea. Estas substâncias aquosas além de facilitarem a passagem da corrente elétrica também transportam íons que serão absorvidos através da pele.

Em Estética Corporal a ionização é empregada como um meio de infiltração de enzimas lipolíticas como soluções de Centelha Asiática, Hialuronidase, Algas Marinhas que irão atuar reduzindo o tecido adiposo, ou seja, diminuirão a espessura dos depósitos de gordura.

Fonte



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.