Veja 7 dicas para ter mais qualidade de sono






 Foto: Getty Images

Que a cafeína corta o sono e que um quarto aconchegante melhora a qualidade dele, todo mundo sabe. Mas algumas pessoas desconhecem certos hábitos que podem sabotar uma boa noite de descanso. A falta de sono na noite deixa qualquer pessoa desconcentrada no dia seguinte. Além disso, sono insuficiente aumenta as chances de diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e até mesmo ganho de peso. Por isso, experimente estes ajustes inesperados listados pelo site Health e acorde com uma sensação de que você realmente descansou.

Não beba tarde
Beber café ou chá logo antes de ir para a cama não é um favor para o seu sono. Além disso, alguns chás e refrigerantes também podem conter cafeína. Verifique os rótulos de suas bebidas favoritas e, se possível, pare de beber duas horas antes de dormir.

Escolha comidas que ajudam no sono
Embora seja importante para evitar uma refeição grande e pesada antes de dormir, alguns alimentos podem realmente te ajudar. Se você teve algumas noites de sono agitadas, faça um prato de macarrão integral light com vegetais frescos, um peito de frango pequeno picado, molho de tomate e uma pitada de queijo parmesão para o jantar. Esta refeição contém uma combinação com proteína e triptofano, um aminoácido que converte a serotonina no corpo. Se o seu estômago está roncando à noite, tente uma pequena tigela de queijo cottage com fatias de banana, outro prato que com triptofano. Outros combos de carboidratos e proteínas saudáveis, como leite e iogurte, também podem ajudar.

Beba o vinho mais cedo
Mesmo que ajude você a relaxar e adormecer mais rápido, o vinho vai fazer com que a segunda metade do seu ciclo de sono fique agitada. O álcool diminui o sono profundo, por isso, se você gosta de um copo de vinho à noite, tome-o por volta das 18h.

Evite o banho quente
Surpreendentemente, um banho quente antes de dormir pode tornar tudo mais difícil. Fazer qualquer coisa que aumenta a sua temperatura corporal perto da hora de dormir pode realmente impedi-lo de cair no sono. Tudo isso porque seu corpo precisa esfriar até uma determinada temperatura até que o sono chegue. Isso não significa que você não pode mergulhar em uma banheira após um dia pesado. Mas faça isso assim que chegar em casa.

Estique-se
Praticar ioga antes de deitar pode deixar sua mente mais tranquila, acertar sua respiração e reduzir a tensão muscular sem acelerar seu coração. Deite de costas, com as solas dos seus pés juntas, os joelhos dobrados e caindo em direção ao chão. Coloque seus braços e palmas da mão para cima, mantendo os ombros para trás e peito aberto. Feche os olhos e inspire pelo nariz, conte lentamente até quatro. Depois expire e repita o processo por 10 minutos.

Entre no clima
Manter o seu quarto escuro enquanto você dorme é um grande começo, mas trazer as luzes antes de dormir também é importante. A penumbra sinaliza o relógio biológico que é hora de relaxar, enquanto a luz brilhante diz que você está "durante o dia". Troque as lâmpadas brilhantes do seu quarto para modelos mais baixos ou instale um interruptor para ajudar a fazer isso.

Proíba o celular
Precisa mandar um último e-mail antes de você "oficialmente" se entregar? Não faça isso. Digitar na cama pode te atrapalhar. Quanto mais tarde desligar o aparelho, mais difícil adormecer. Até mesmo a vibração de um celular pode perturbar o sono, por isso, para garantir a qualidade da noite, desligue-o uma hora antes de dormir e o coloque-o longe de seu alcance. Além disso, invista em um despertador real, evitando apertar o botão da "soneca".



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.