Efeitos do ultra-som utilizado na Fisioterapia




Como o próprio nome sugere, ultra-som são ondas de som ou vibrações mecânicas num meio elástico. O ultra-som pode ser utilizado sob a forma de vibrações mecânicas na freqüência de 1 MHz, ideal para o uso em Fisioterapia e na freqüência de 3 MHz, ideal para Fisioterapia Dermato-Funcional e Estética. Esta freqüência significa o número de vezes que um fenômeno se repete dentro de 1 segundo; sendo assim, o equipamento pode gerar 1.000.000 ou 3.000.000 de ondas em 1 segundo. Quanto maior a freqüência do ultra-som maior a sua absorção, portanto menor a sua capacidade de penetração.

Efeitos do ultra-som

* Efeitos Mecânicos

Em conseqüência das vibrações longitudinais, característica do ultra-som, um gradiente de pressão é desenvolvido nas células individuais. Como resultado desta variação de pressão positiva e negativa, elementos da célula são obrigados a se moverem / vibrarem, formando uma microcorrente acústica que origina a micromassagem tecidual, aumentando o metabolismo celular, o fluxo sangüíneo e o suprimento de oxigênio.

* Efeitos Térmicos

São decorrentes da absorção da onda pelo tecido e da agitação das moléculas, sendo representados por vasodilatação, aumento da permeabilidade da membrana, aumento na reabsorção tecidual e aumento na extensibilidade do colágeno.

* Efeitos Químicos

A microcorrente acústica promove o aumento da permeabilidade das membranas celulares, capaz de alterar a taxa de difusão dos íons, causando alterações terapêuticas como aumento na secreção pelos mastócitos (liberação de histamina), aumento na captação de cálcio e maior produção de fator de crescimento pelos macrófagos. Em adição, uma variação do pH dos tecidos para próximo da condição alcalina é observada.

* Efeito de Cavitação

Este efeito descreve a formação de bolhas ou cavidades no meio líquido, decorrentes de ondas estacionárias. Pode promover danos teciduais quando as bolhas geradas são em grandes quantidades e só é utilizado, propositalmente, em pós hidrolipoclasia ultrassônica (realizado por médicos).

* Efeito de Fonoforese

Fonoforese ou Sonoforese é a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacologicamente ativos para a pele através da onda ultrasônica. Os princípios ativos comumente utilizados são hyalozima, cafeína, ginkobiloba, entre outros.

* Efeito Tixotrópico

Capacidade do ultra-som na redução da viscosidade do tecido ou na despolimerização da substância fundamental amorfa. Através desse efeito, ocorre o aumento da elasticidade tecidual e a diminuição de consistência tecidual fibrótica.

* Efeito sobre o Sistema Nervoso Periférico

A utilização no modo contínuo pode afetar a velocidade de condução nervosa, aumentando-a devido ao aquecimento dos tecidos.

* Efeito sobre a Cicatrização

As ondas ultra-sônicas são capazes de facilitar a formação de novos vasos, atuando na facilitação da cicatrização. (BORGES, 2006)





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.