A importância da pós graduação no meu curriculo de Fisioterapeuta







Eu comecei a minha faculdade de fisioterapiauqando já estava no quarto período da faculdade de Educação Física. Logo, me formei primeiro em Educação Física e dois anos depois, me formei em Fisioterapia. Quando me formei em Fisioterapia, meio ano depois, terminei minha pós graduação de treinamento desportivo. Nesse meio tempo fiz especialização em Estética, RPG e cursos de fisioterapia na dtm, biomecânica e anatomia.

As especializações determinaram a área que eu segui dentro da Fisioterapia. Sempre atuando com a área postural e com atletas amadores, participantes de corridas, maratonas e esportes de aventura, se eu não tivesse as especializações que eu fiz, seria complicado ter eficiência em alguns momentos, justamente pela especificidade.
E é essa especialização que, muitas vezes, falta ao profissional de Fisioterapia. Há muitos generalistas e poucos especialistas. E, as vezes, quem é especialista, que fez uma pós ou um curso mais longo, não trabalha na área escolhida por falta de oportunidade.

O mercado está competitivo, as boas oportunidades são disputadas, tem o risco do desemprego porque muitos se sujeitam a ganhar pouco, a área da saúde é bastante abrangente e possui diversas áreas de atuação. Porém, a busca por profissionais mais qualificados, com maior conhecimento na sua área de atuação, ainda faz da pós-graduação um diferencial devido à maioria dos profissionais que terminam a graduação não dão continuidade aos estudos. Por isso se tornou imprescindível, uma obrigação, passando a integrar um dos principais itens que compõe um currículo bem construído.

A ascensão profissional está ligada a especialização do seu curriculo, que valoriza o seu "passe".  No meu caso, que sempre teve consultório próprio,  essa valorização veio com os pacientes recuperados de uma forma mais rápida.  O conhecimento que adquiri e a visão que passei a ter da profissão foram as coisas mais importante que a pós graduação me deu. Além disso, a pós-graduação amplia a rede de contatos, proporciona o desenvolvimento profissional e a maturidade à carreira, serve de base para tomar decisões, para enfrentar novos desafios e ampliar o conhecimento. Os gerentes de RH hoje em dia valorizam os currículos que apresentam continuidade dos estudos, pois demonstra o interesse no aprimoramento do conhecimento, fator fundamental para a melhoria do trabalho, visando um atendimento qualificado na prestação de serviço aos clientes.

Faça uma pós graduação, um curso de especialização mais longo e direcione sua carreira para suas preferências.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.