Saiba mais sobre o método Halliwick







Desenvolvido por James McMillan há 50 anos atrás, na Escola Halliwick para Moças Deficientes, em Londres. Inicialmente, o Conceito Halliwick, baseado em um programa de dez pontos*, tinha o objetivo de ensinar crianças com disfunções motoras a nadar, se utilizando das propriedades hidrodinâmicas da água, porém, com o passar do tempo, foi-se observando benefícios do método na aprendizagem neuro-psico-motora, e desde então McMillan e seus colegas adaptaram o programa de dez pontos como uma intervenção terapêutica, divulgando-o em outros países.

O objetivo do conceito Halliwick é estimular o indivíduo (praticante) a desenvolver a máxima independência dentro e fora d'água através do programa de dez pontos.

No Halliwick o mais importante efeito mecânico do fluido é o "metacentro", um termo usado na arquitetura naval para descrever o ponto entre a força pendular da gravidade e o ponto de equilíbrio rotacional (centro de flutuação). Estas forças têm que estar em equilíbrio para que não haja a rotação do corpo na água.

* O Programa de Dez Pontos do Conceito Halliwick:

DEZ PONTOS

FASES

1 - Ajuste Mental e Desprendimento

Adaptação Mental

2 – Controle da Rotação Sagital

 

 

 

Controle do Equilíbrio

3 – Controle da Rotação Vertical

4 – Controle da Rotação Lateral

5 – Controle da Rotação Combinada

6 – Empuxo / Inversão Mental

7 – Equilíbrio em Repouso

8 – Deslizamento Turbulento

9 – Progressão Simples

 

Movimento

10 – Movimento básico do Halliwick

 

O Conceito Halliwick é composto por esta seqüência lógica de pontos, que devem ser seguidos ao longo da terapia, para que sejam alcançados os objetivos finais.



Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.