Saiba mais sobre o método Halliwick





Desenvolvido por James McMillan há 50 anos atrás, na Escola Halliwick para Moças Deficientes, em Londres. Inicialmente, o Conceito Halliwick, baseado em um programa de dez pontos*, tinha o objetivo de ensinar crianças com disfunções motoras a nadar, se utilizando das propriedades hidrodinâmicas da água, porém, com o passar do tempo, foi-se observando benefícios do método na aprendizagem neuro-psico-motora, e desde então McMillan e seus colegas adaptaram o programa de dez pontos como uma intervenção terapêutica, divulgando-o em outros países.

O objetivo do conceito Halliwick é estimular o indivíduo (praticante) a desenvolver a máxima independência dentro e fora d'água através do programa de dez pontos.

No Halliwick o mais importante efeito mecânico do fluido é o "metacentro", um termo usado na arquitetura naval para descrever o ponto entre a força pendular da gravidade e o ponto de equilíbrio rotacional (centro de flutuação). Estas forças têm que estar em equilíbrio para que não haja a rotação do corpo na água.

* O Programa de Dez Pontos do Conceito Halliwick:

DEZ PONTOS

FASES

1 - Ajuste Mental e Desprendimento

Adaptação Mental

2 – Controle da Rotação Sagital

 

 

 

Controle do Equilíbrio

3 – Controle da Rotação Vertical

4 – Controle da Rotação Lateral

5 – Controle da Rotação Combinada

6 – Empuxo / Inversão Mental

7 – Equilíbrio em Repouso

8 – Deslizamento Turbulento

9 – Progressão Simples

 

Movimento

10 – Movimento básico do Halliwick

 

O Conceito Halliwick é composto por esta seqüência lógica de pontos, que devem ser seguidos ao longo da terapia, para que sejam alcançados os objetivos finais.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.