Contra-indicações do método Maitland







Existe algo que o fisioterapeuta deve levar em conta antes de iniciar qualquer trabalho de manipulação ou mobilização, o paciente deve ser encaminhado a um medico antes de iniciar o tratamento. O sucesso deste tipo de tratamento depende da comunicação entre o médico e o fisioterapeuta , o medico deve relatar ao terapeuta os achados clínicos e as metas gerais do tratamento, pois e necessário saber se o paciente apresenta alguma contra-indicação ao tratamento .

Já o fisioterapeuta deve examinar e avaliar analiticamente o paciente , e repetidamente durante o decorrer do tratamento. Os tipos de distúrbios mais indicados a este tratamento são: dor, rigidez, instabilidade, fraqueza, perda da função, pós-trauma.

Contra indicações:
 
- Gravidez: Nos últimos meses de gestação, pois a gravidez apresenta problemas mecânicos e funcionais. Porém, se a dor tem origem claramente definida, na coluna vertebral, não existe impedimento para a manipulação, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

- Doença da medula espinhal ou cauda eqüina: Qualquer pressão sobre a cauda eqüina ou sobre a medula espinhal é uma verdadeira contra-indicação para qualquer forma de mobilização ou manipulação.

- Comprometimento arterial: Antes de realizar qualquer mobilização ou manipulação do pescoço, é indispensável perguntar especificamente sobre qualquer sintoma que sugira problema da artéria vertebral, particularmente vertigem ou distúrbio da visão, com a posição da cabeça. O fisioterapeuta deve rodar gentilmente o pescoço do paciente, em ambas as direções e manter por alguns segundos, para estar certo de que isto não produz sintomas, antes de tentar qualquer movimento, por mais suave que seja.

- Doenças vertebrais: Uma classificação de causas vertebrais para dor espinhal inclui muitas desordens patológicas bem conhecidas. Freqüentemente, há um parâmetro de mudanças degenerativas básicas que é, algumas vezes, agravada por esforço ou traumas menores.

- Espondilolistese: É uma contra-indicação para a manipula''cão forçada, porém, o tratamento é freqüentemente bem-sucedido quando dirigido à medida da dor, originada em um ponto mais alto na coluna.

- Osteoporose: Esta restrição se aplica também às condições que possam causar osteoporose, incluindo o tratamento com estilóides.

- Espondilite anquilosante e artrite reumatóide: Elas afetam os ligamentos medulares que, ocasionalmente, podem levar a uma subluxação, na coluna cervical e raramente a morte súbita.


Assim como em TODAS as técnicas dentro da Fisioterapia, as contra-indicações não indicam a eficiência de uma técnica e sim a sua aplicação. Porém, o bom resultado da aplicação depende da indicação. Se pode-se usar uma técnica mais eficaz, por que não fazê-lo?

Até a próxima!

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping