O que é o SGA (Stretching Global Ativo)?




Stretching Global Ativo – foi criado por Phillipe E. Souchard  como um desdobramento da RPG. Esse método possibilita a execução das mesmas posturas e respirações da RPG, só que em grupo, possibilitando ao paciente uma maior consciência corporal e preparando-o para autonomia

Uma alternativa eficaz aos alongamentos clássicos

O Stretching Global Ativo - SGA nasceu como dissemos,da Reeducação Postural Global – RPG, método criado por Philippe Souchard, que consiste em um trabalho corporal terapêutico das deformidades corporais e as patologias músculo esqueléticas, baseado principalmente no alongamento das cadeias musculares mais retraídas.
Foi destinado de início aos desportistas, hoje além da sua utilização no campo do esporte, vem sendo cada vez mais aplicado no campo da prevenção das lesões relacionadas às atividades repetitivas imposta no dia a dia do mundo do trabalho.

O SGA é realizado através de auto postura das cadeias musculares criada por Philippe Souchard. As posturas são escolhidas com base em uma avaliação específica, de acordo com a necessidade das atividades de um grupo de esportistas ou pessoas. Assim atenuam-se os efeitos de sobrecarga das estruturas musculoesqueléticas decorrentes dos movimentos repetitivos de cada atividade, preparando o corpo para realizar qualquer tipo ou intensidade de exercício físico sem risco de ter contraturas, estiramento e rupturas musculares, podendo ser atendidos em pequenos grupos ou individualmente.


O SGA é aplicado no campo preventivo e de manutenção. É uma ferramenta eficaz para manter os ganhos obtidos no tratamento de RPG e para quem pretende corrigir a postura, ganhar elasticidade, melhorar o rendimento desportivo, prevenir lesões, dores, melhorar a condição corporal em geral e para profissionais cuja ferramenta principal é o corpo: dança, teatro, desporto, etc.

Os cinco princípios deste método - SGA o diferenciam dos alongamentos clássico-analíticos:

1. Os músculos se organizam em forma de cadeias musculares.
2. Cada músculo tem várias fisiologias.
3. Os alongamentos são sempre ativos e globais.
4. O estiramento muscular segue os mesmos princípios da física dos materiais visco-elásticos.
5. A respiração é o motor do alongamento.


O SGA - Tem suas bases nos princípios da RPG como disse antes - é um alongamento progressivo e não forçado, aplicado de forma global e específica para cada pessoa. É global porque vários músculos são solicitados simultaneamente (inclusive os da respiração), sem que haja compensações em outras partes do nosso corpo, ou seja, preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais.

O SGA utiliza posturas de alongamento e a musculação em alongamento contrarresistência, com a duração de até 10 minutos cada postura. As sessões de 50 minutos podem ser individuais ou em grupo, com uma frequência de no mínimo 2 vezes por semana.



O Stretching Global Ativo (SGA) é a RPG aplicada aos esportes com técnicas de alongamentos musculares através de posturas que exigem contrações excêntricas e concêntricas, simultaneamente, para aumentar a flexibilidade e tonicidade da cadeia muscular, diz a fisioterapeuta.O método foi criado para que o esportista tenha acesso a cuidados, a alongamentos de qualidade, a sessões bem estruturadas, em que o alongamento é bem adaptado ao seu caso e às suas necessidades específicas, permitindo uma evolução contínua de uma sessão para outra.

SGA- Stretching Global Ativo- CURSO CONFIRMADO!!!
O SGA é a única técnica que inclui alongamentos globais provenientes da reeducação, hoje em plena expansão. 
O Stetching Global Activo (SGA) nasce da necessidade de Philippe Souchard reestruturar as bases da técnica de Reeducação Postural Global (RPG), só praticáveis no campo individual, por forma a torna-la acessível a um Grupo mas respeitando ao mesmo tempo os grandes princípios, a lógica e a eficácia da RPG.


O SGA permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade aos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva. A globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contração contra resistência dos músculos estirados e o stretching dos músculos espinhais, contribuem para a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.