Fisioterapeutas: Avaliação e Prevenção de Dores Lombares




http://www.musculacao.net/wp-content/uploads/2011/07/dor-lombar.jpg

As dores lombares representam uma das principais queixas de saúde, um dos principais motivos de absentismo e de decréscimo do rendimento no trabalho. E aparece em grande incidência dentro das clínicas de Fisioterapia.  Portanto, para os fisioterapeutas é importante saber algumas coisas e nesse artigo abordaremos a realização da anamnese e alguns fatores preventivos.

A coluna lombar tem um maior incidência na parte superior, principalmente por causa da fraqueza das estruturas dessa região e incidência de carga que se tem em  tarefas desportivas e/ou recreacionais.

Para a realização da anamnese, num indivíduo com dor lombar, é importante que sejam consideradas as seguintes questões:
  • Desde quando o indivíduo tem a dor;
  • Em que situação a dor piora, se em extensão ou em flexão;
  • Se durante a noite a dor permanece;
  • O que reduz a dor;
  • O que agrava a dor;
  • Se já teve problemas na região lombar.

Segundo diversos autores, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para que se evite crises dolorosas. Sendo as mais importantes um programa de exercícios, o controle de peso, o condicionamento físico e a dieta.

Programa de exercícios: os exercícios são a única maneira de fortalecer e tornar os músculos flexíveis. É importante salientar que as atividades diárias não substituem os exercícios, pois eles são prescritos com um objetivo específico, e as atividades diárias muitas vezes sobrecarregam determinadas estruturas e músculos.

Controle do peso: todo o excesso de peso  tende a fazer sobrecarga para a coluna e pode comprometer músculos e outros tecidos moles da coluna.

Condicionamento físico: os exercícios são de condicionamento aeróbico, visando melhorar o sistema cardiorespiratório podendo ser a caminhada, a natação e o ciclismo. Qualquer um deles pode ser escolhido desde que seja regular e a intensidade progressiva.

Dieta: é uma reeducação alimentar, uma mudança de atitude, onde deve-se ter alimentos de todos os grupos em quantidades adequadas, favorecendo uma mudança gradual e constante. Essa mudança, que objetiva reduzir o peso, para ser efetiva deve ser associada a um estilo de vida ativo.

A adoção de hábitos saudáveis tais como: a tomada de postura corret, dieta equilibrada, atividade aeróbica para controle do peso e a realização de exercícios de força e flexibilidade, melhora a biomecânica da coluna e isso pode reduzir sintomas dolorosos e reestabelecendo a função lombar.

Fisioterapeutas, fiquem atentos!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.