As causas para os distúrbios temporomandibulares




http://www.alternativasaudavel.com.br/images/slide-cervicalgia-600_300.jpg

Muitas pessoas sofrem de dores de cabeça, ouvido, músculos da face, coluna cervical (pescoço) e coluna dorsal. O que pode estar gerando essas dores são desorganizações de articulação temporo mandibular (ATM), pois, se os músculos e as articulações não funcionarem em harmonia, teremos dores e espasmos.

A ATM é a articulação que permite a movimentação da mandíbula para frente e para trás e para os lados, em relação ao crânio. O acometimento dessa articulação têmporo-mandibular que se manifesta principalmente com dor na região da mandíbula, podendo irradiar para cabeça, pescoço, braços e costas, é conhecido como DTM - Distúrbio Temporomandibular.

Estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca, travamento da mandíbula, zumbidos, dor na região do ouvido e dores de cabeça também são frequentes. Outros músculos também podem entrar em desequilíbrio, como por exemplo, os do pescoço causando torcicolos, e os braços podem ficar doloridos. Alguns pacientes relatam também dores nos olhos, tonturas, fotofobia e náuseas. Devido à grande variedade de sintomas e às diversas partes do corpo que estão envolvidas, o paciente acaba procurando diferentes especialistas da área médica e muitas vezes fica frustrado pelos tratamentos longos e mal-sucedidos.

A má postura, principalmente da cervical, o alinhamento dentário inadequado, apertar ou ranger os dentes, muitas vezes combinados ao estresse, vão gerar dores nos músculos da face, pescoço e músculos que envolvem a cabeça.

Existem vários indicativos de alterações na ATM:

articulação do rosto

  1. Se para abrir e fechar a boca houver um estalido (clique), mesmo que não haja dor, já demonstra problemas na ATM
  2. Se existe uma dificuldade na abertura da boca, pode existir um espasmo da musculatura.
  3. Dor na região do ouvido e, às vezes, na face, cabeça e pescoço.
  4. Músculos da mastigação contraídos.
  5. Dor ao mastigar, bocejar ou abrir a boca ao máximo.

Saiba mais sobre o assunto e acesse o blog de Fisioterapia na ATM




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.