Sabendo mais sobre Condroproteção




http://adoratual.files.wordpress.com/2009/09/dor-no-joelho.jpg?w=500

O surgimento do termo condroproteção, ocorreu há aproximadamente duas décadas, para explicar o papel preventivo que certas substâncias isoladas teriam em estimular a formação cartilaginosa ou diminuir a destruição, retardando ou revertendo com isso, o processo de osteoartrose.

A cartilagem articular é um tecido altamente especializado, sem similar no organismo e, cuja fabricação ou reposição possui dependência da célula denominada condrócito. O fato de ser ela composta por uma grande estrutura de colágeno imersa em um tecido altamente hidratado e fabricado por uma única célula, sempre atraiu o interesse dos especialistas, visto que, a maneira com que é ele disposto no organismo lhe confere uma grande importância na absorção de traumas, funcionando como um verdadeiro amortecedor de choques.

É a cartilagem articular um tecido dependente de um fenômeno complexo de reparação e destruição que, apesar de ser lento, persiste a cada momento.

Qualquer atitude tomada no sentido de minimizar o estado degradativo da articulação pode ser considerada uma medida condroprotetora. Assim sendo, medidas de ordem gerais como: perder peso, evitar macro traumatismos e micro traumatismos de repetição, fazer contrôle hormonal, praticar exercícios periódicos e suaves, amenizar desvios posturais, quer cirurgicamente, quer com o uso de órteses etc., podem ser consideradas medidas condoprtetoras pois, todas elas visam diminuir o stress sobre a cartilagem articular.

Preocupados com o fato de que, em determinadas condições, o equilíbrio entre reparação e destruição comporta-se de maneira desigual, acarretando danos e, por conseqüência, menor capacidade da absorção de impactos, estudiosos do fenômeno começaram a propor medidas alternativas, ou o uso de substâncias que pudessem retardar, ou inibir o processo de destruição cartilaginosa.

Inúmeros fármacos já são enquadrados nesta categoria, e já estão disponíveis para uso.

Para fisioterapeutas, é importante ter o conhecimento não só desses fármacos mas da importância de todas as medidas para não desgastar ainda mais a articulação lesada. O tratamento habitual para a Osteoartrose acaba sendo uma medida de condroproteção e dá uma qualidade de vida muito maior ao paciente.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.