A sensibilidade da mão e a fisioterapia




http://www.institutocohen.com.br/userfiles/M170_1.jpg

A mão é de extrema importância na maioria dos desempenhos pessoais, econômicos e de lazer. Para o ser humano a mão mostra-se indispensável na realização de qualquer atividade e as estatísticas mostram que o trauma é a maior causa de incapacidade funcional.

A função motora a mão está intimamente relacionada com a função sensorial, pois essa auxilia n a execução dos movimentos, na força e pressão na manipulação de objetos mesmo sem olhá-los.

Além de auxiliar nos movimentos, a sensibilidade também é uma importante forma de proteção para o organismo: ela nos fornece o reflexo necessário para evitar traumas e lesões. Assim, possuímos diversos tipos de sensibilidade, como térmica, dolorosa, tátil superficial e profunda. Nem todas são controladas pelas mesmas regiões do cérebro, por isso é importante que a avaliação seja abrangente, identificando se a sensibilidade realmente está inalterada ou se está prejudicada.

Para o tratamento de fisioterapia para melhora da sensibilidade da mão, é necessário, primeiro, conhecer quais os movimentos que ela realiza, pois eles serão importantes para as atividades de recuperação. Os movimentos que podem realizar:

Punho:· Flexão· Extensão· Desvio radial· Desvio ulnar

Mão:

· Metacarpofalangeana: Flexão,  Extensão

· Dedos: Abdução,  Adução

· Polegar: Flexão, Extensão,  Abdução,  Adução e Oponência

clip_image010

Na fisioterapia para recuperação da sensibilidade da mão, é importante termos sessões curtas ao invés de longas e utilizar o lado saudável para comparação e motivação do tratamento.

O uso de objetos para melhora da propriocepção como escovas de vários tamanhos ou outros de diferentes texturas se faz necessário. O reconhecimento de outros objetos sem o uso da visão tambpem pode ser utilizado. Outras atividades interessantes são a exploração de potes com grãos diferentes contendo objetos para serem encontrados, utilização da caixa tátil com diversos pares de objetos para serem encontrados, cada um com uma mão, entre outras

Os exercícios de fortalecimento, por exemplo, são iniciados paulatinamente dando preferência inicial aos exercícios isométricos, seguidos pelos isotônicos de resistência progressiva: massinhas de diferentes resistências e exercitadores de dedos.

Programas de exercícios específicos

· Passivo

Consiste da aplicação de uma força externa para promover uma amplitude de movimento articular e alongar os tecidos moles encurtados, sem utilizar a contração muscular ativa. Objetiva a obtenção de flexibilidade articular.

· Isométrico sem resistência

É utilizado quando o movimento articular não é possível ou quando não é permitido. Seu objetivo é manter a força muscular por meio da contração muscular isométrica.

· Isométrico resistido

É realizado da mesma forma que o exercício isométrico sem resistência, com acréscimo de uma resistência externa que pode ser aplicada pelo terapeuta ou contra uma resistência que bloqueia o movimento articular.

· Isotônico ativo assistido

O indivíduo move ativamente a articulação, de acordo com suas possibilidades. Essa assistência adicional pode ser realizada manualmente pelo indivíduo ou pelo profissional.

· Isotônico ativo

É uma forma de exercício que requer contração muscular sem resistência ou auxílio externo. Seu objetivo é aumentar a força pelo aumento da frequência, das repetições e da duração dos exercícios.

· Isotônico resistido

É realizado quando o indivíduo consegue mover a articulação em seu arco de movimento completo contra a resistência da gravidade. Pode ser feito de forma excêntrica ou concêntrica: molas, bandas elásticas, massas de silicone. O fortalecimento acontece com o aumento progressivo da carga e da freqüência, com a repetição e a duração do exercício.

· Endurance

Aumenta a resistência do músculo por um período de tempo prolongado, com número de repetições aumentado m razão do tempo de execução.

Para identificar a melhora do nosso paciente, devemos sempre reavaliá-lo, mas é possível medir os resultados durante o tratamento




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.