Técnicas posturais que ajudam asmático na respiração




http://www.centraldafisioterapia.com.br/bd_imagens/1062013155534.jpg

Reeducação Postural Global – RPG

A Reeducação Postural Global – RPG é um método fisioterapêutico criado em 1981 pelo francês Philippe Souchard que trata de desordens musculares e posturais. Segundo a visão do criador desta técnica, o sistema musculo-esquelético pode ser divido em grandes cadeias musculares, entre elas a cadeia inspiratória, cadeia mestra anterior ecadeia mestra posterior.

O paciente asmático apresenta encurtamento da cadeia inspiratória, em decorrência da grande utilização dos músculos acessórios da respiração, principalmente durante as crises de asma.

Esse encurtamento muscular determinaum padrão respiratório diafragmático deficiente e, com o passar dos anos, opaciente poderá apresentar deformidades torácicas, como cifoescoliose, hiperlordose lombar e cervical, anteriorização dos ombros, entre outras.

O objetivo da RPG é proporcionar ao paciente alongamento e relaxamento muscular, ao mesmo tempo em quebusca orientá-lo quanto à sua consciência corporal e respiratória. Para isso,utiliza-se de várias posturas estáticasque são mantidas pelo paciente ao longode uma sessão, sob instrução do fisioterapeuta. Espera-se que, corrigindoa estrutura corporal que foi modificada pelas posturas viciosas do paciente asmático, este possa realizar de formamais consciente e harmônica o ato darespiração, melhorando o trabalho diafragmáticoe promovendo, assim, umamelhor troca gasosa(11).

Reequilíbrio Tóraco-abdominal - RTA

Este método visa a incentivar a ventilação pulmonar e a desobstrução brônquica, através da normalização do tônus, comprimento e força dos músculos respiratórios. O RTA entendeque as disfunções e doenças respiratórias apresentam seqüelas musculares,posturais, ocupacionais e sensório-motoras. Este método foi assim denominado porque as alterações mecânicas resultantes de doenças pulmonares demonstram desequilíbrio de forças entre músculos inspiratórios e expiratórios, os músculos da caixa torácica e abdominais. As técnicas do RTA envolvem um conjunto de manuseios dinâmicos sobre o tronco, que visam a restabelecer a respiração predominantemente diafragmática. Desta forma, o RTA proporciona ao diafragma melhora dos componentes justaposicional e insercional através de alongamento, fortalecimento e estimulação proprioceptiva adequada. Um trabalho de alongamento e fortalecimento também dos músculos acessórios da respiração poderá inibir sua atuação excessiva durante a inspiração(12).

Não foram encontrados estudos publicados mostrando a utilização da RPG ou do RTA tratamento fisioterapêuticoda asma.

Treinamento Muscular Inspiratório - TMI

O TMI é indicado quando se necessita aumentar a força e/ou endurance dos músculos respiratórios(13). Dentre as técnicas existentes, destacam-se a Inspiração com carga alinear pressórica (Inflex®e Pflex®) e a Inspiração com carga linearpressórica (Threshold®).A primeira técnica utiliza um dispositivo específico cuja resistência inspiratória é dependente do fluxo inspiratório do pacientee será obtida através de orifícios com diâmetros variados (resistores defluxo), realizando-se 10-20 inspiraçõeslentas e profundas por minuto. Inicias e utilizando películas com orifício demaior diâmetro, evoluindo-se para osde menor diâmetro.

Na segunda técnica, a resistência inspiratória é obtida por válvulas e molas(resistor spring-loaded) e é fixa, independentemente do fluxo inspiratório dopaciente, oferecendo um controle totalda sobre a carga inspiratória. A carga inicial é calculada entre 30 a 50% daPressão Inspiratória Máxima (PiMax),medida através de manuvacuometria. Ram e cols.(14) concluíram que hápoucas evidências de que o TMI traga benefícios para o paciente asmático. Existem poucos estudos que mostram que o TMI pode elevar significantemente a PiMax sendo necessários, portanto, outras abordagens para o assunto.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.