Como evitar lesões em panturrilha?




http://www.esportemulher.com.br/img/image/panturrilha.jpg

A Panturrilha ou batata da perna é conhecida como coração periférico. É formada por 2 músculos ( gastrocnêmio e sóleo), localizado na parte de trás da perna.

Os dois maiores músculos da panturrilha (a parte de trás da parte inferior da sua perna) se inserem na área do tendão de aquiles. Lesões nos músculos da panturrilha podem ser rupturas menores ou danos maiores que requerem cirurgia. Pequenas rupturas podem causar perda de mobilidade, mas é possível executar exercícios leves de alongamento logo depois  da lesão. No caso de uma lesão que necessita de cirurgia, no entanto, você precisa de tempo para melhorar antes de tentar fazer qualquer alongamento. Siga as recomendações do seu médico sobre alongamentos e exercícios para evitar mais machucados.

Alongamentos leves e passivos

Espere até que a dor tenha diminuído antes de começar os alongamentos. A chave é não forçar o músculo machucado a ir além do que ele pode fazer confortavelmente. Use movimentos lentos para que, se sentir resistência, você seja capaz de parar o exercício e evitar mais lesões. Tente este exercício para trazer o movimento de volta à panturrilha gradualmente. Sente com as duas pernas estendidas na sua frente. Mantenha a perna esquerda no chão, aponte seus dedos na sua direção e mantenha-os assim de 5 a 10 segundos. Sinta o alongamento na panturrilha. Relaxe o pé e o tornozelo e repita o procedimento com a perna direita. Repita os alongamentos se estiver confortável.

Alongamentos de fortalecimento

O fortalecimento dos músculos da panturrilha é parte de um programa de tratamento para recobrar a flexibilidade. Um exercício de fortalecimento simples é ficar em pé com as pernas retas a uma distância de um braço da parede. Inclinando-se para frente com as mãos na parede para apoio, coloque uma das pernas para trás, com os pés inteiros tocando o chão. Dobre o joelho da frente mas mantenha a perna de trás reta no joelho. Lentamente se incline mais para perto da parede. Você vai sentir o alongamento na panturrilha da sua perna de trás. Segure o quanto conseguir. Repita isso várias vezes, trabalhando seus músculos da panturrilha, movendo-se vagarosamente. Troque as pernas e repita. Faça isso todos os dias. Quanto mais forte você ficar, você vai conseguir executar esse exercício por períodos mais longos e com alongamentos mais agudos, inclinando-se ainda mais perto da parede.

Evitando mais danos

Alongamentos e aquecimentos regulares ajudam a manter a flexibilidade dos músculos e tendões, além da mobilidade. Eventualmente você poderá adicionar mais alongamentos da panturrilha à sua rotina de exercícios. Use alongamentos para esfriar depois de se exercitar. Os exercícios contraem os músculos; alongá-los ajuda a evitar lesões.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.