O uso da bolsa quente em dores





http://bimg1.mlstatic.com/bolsa-de-agua-quente-da-vovo-em-latex-de-varias-cores_MLB-F-2770460520_062012.jpg

Quantas vezes você já fez uso da bolsa quente para aliviar uma dor na coluna?  Ou por causa de uma cólica?  Pois bem, a bolsa de água quente é um eficiente tratamento de dores por meio da termoterapia, ação do calor que funciona como um eficiente analgésico após 48 horas da ocorrência de traumas ou lesões.

Cientificamente está comprovado o poder curativo do calor em processos inflamatórios fechados, pois em nível celular aumenta o metabolismo, a atividade enzimática e a permeabilidade da membrana celular, ampliando o transporte de oxigênio e nutrientes. Ao dilatar as arteríolas e capilares, aumenta a permeabilidade capilar. Nas terminações nervosas produz aumento do limiar da dor – efeito sedante.

Bolsa para Água Quente Média (1,4L) Bordô - Mercur

Problemas como dores na coluna e reumáticas, cólicas menstruais, abdominais e infantis, , lesões musculares na fase crônica (entorses, contusões, distensões, contraturas, torcicolos, entre outras), são exemplos onde a aplicação da bolsa para água quente dilata os vasos sanguíneos e facilita a circulação do sangue, amenizando as dores. Muitas vezes, a aplicação da bolsa para água quente por cerca de 20 minutos na região atingida é o suficiente para amenizar as dores e até mesmo aquecer o corpo. 

Porém, alguns cuidados são necessários para que a aplicação seja segura. A temperatura da água deve ser observada para evitar queimaduras, assim como a própria bolsa utilizada, que não pode haver vazamentos.  Uma boa dica para ver a temperatura é, a cada três medidas de água quente que se coloca na bolsa, uma deverá ser de água fria. Também é importante antes de aplicar a bolsa na pele, verificar se ela não apresenta vazamentos, deformações ou rachaduras, ou se tem as paredes pegajosas. Caso apresente alguma dessas características, a bolsa pode estar danificada internamente e será necessário descartá-la.

Após enchê-la e fechá-la, é importante deixar o bocal voltado para baixo para verificar se está bem fechada e não apresenta vazamentos. Ao aplicar a bolsa para água quente é indicado envolvê-la numa capa ou toalha, tomando cuidado para proteger a pele.

Observando os cuidados e fazendo a aplicação correta, a bolsa de água quente é um recurso barato e que pode ajudar muito em dores, principalmente as crônicas. 



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.