O RPG e os músculos dinâmicos e estáticos




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYgb1hdI9Qad58C38cfXcdGbKxttG2Fsst_q3-LXC67F0HiKI-1-einw6PYXpGK8PFc8qcsvpxPtrljU1cXeJ9yeMUhHZvnE1NtVl0Xqcphhfx91I9VCgOItxbi9BcLzvHo8oWJgdJk68/s1600/content_rpg-vida-simples.jpg

Vamos falar de dois tipos de músculos que possuímos, de acordo com a sua postura no nosso corpo: os músculos dinâmicos e os estáticos.  A musculatura estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. É como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar em qualquer momento. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo, entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados.

Os músculos dinâmicos ou gravitários são responsáveis pelo movimento do corpo e atendem ao comando voluntário, possuem inervação fásica e ocasional. O trabalho que deve ser feito nesse tipo de musculatura é de contração isotônica e concêntrica.

Os músculos estáticos ou antigravitários são responsáveis pelo equilíbrio ou postura do corpo, por isso são sempre muito requisitados. Seu funcionamento é involuntário, o que significa que não atende prontamente a nossa vontade. Tem uma inervação reflexa automática. São músculos que tendem a ficar curtos devido à sobrecarga de esforços, por serem muito usados. Devido a este encurtamento, eles tendem a ficar fracos e hipertônicos, produzindo pouca sustentação por terem uma baixa eficácia no seu funcionamento. Por isso, é importante que seja feito um trabalho para criar flexibilidade e fortalecimento nesses músculos, por meio da contração isotônica excêntrica, numa posição de máximo alongamento para produzir um aumento de força nos músculos. É o que ocorre no tratamento de RPG, por exemplo.

A técnica utiliza seis posturas estáticas que preconizam este tipo de trabalho com os músculos posturais. As posturas se caracterizam, assumindo-se uma posição determinada que é mantida por aproximadamente 20 minutos e serão indicadas de acordo com a patologia do paciente. Portanto trata-se de um método personalizado e individualizado.

As posturas podem ser divididas em posturas que trabalham a cadeia muscular posterior e posturas que trabalham a cadeia muscular anterior do corpo. As da cadeia posterior são: a asadelta, postura sentada e rã no ar. As da cadeia anterior são: a rã no chão, rã na parede e rã no meio.

Podemos usar uma analogia para explicar o conceito dessas cadeias musculares. Imagine um grupo de pessoas no cabo de guerra. Se um dos atletas tropeça, todos os seus companheiros serão derrubados em direção de seu desequilíbrio. No corpo humano, o mesmo acontece quando um músculo se retrai ou se encurta: os outros músculos pertencentes ao sistema também se encurtam, o que não é bom para a coluna que arcará com todas as sobrecargas da situação. É quando aparecem os desvios posturais.

Quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando… A técnica de RPG visa, dessa forma, uma postura global do corpo, entendida como trabalhar os músculos em conjunto, da cabeça aos pés, ao mesmo tempo.

Com ajuda daqui



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.