Fisioterapia ajudando pacientes com Bronquite




http://web500.com.br/terapias/wp-content/uploads/2013/06/Fisioterapia-respiratorio-pulmao.jpg

A bronquite é causada pela inflamação dos brônquios e acúmulo de muco nas vias respiratórias. Pacientes com bronquite possuem sintomas como tosse, chiado no peito, falta de ar e/ou catarro. Um dos principais fatores para o desenvolvimento da bronquite é o uso contínuo do cigarro. Além do uso do cigarro, fatores externos como a poluição do ar, o contato com alguns elementos, como pessoas que trabalham em minas de carvão, fábricas de tecidos ou que lidam com grãos estão propensas a desenvolver bronquite.

A fisioterapia busca tratar de quadros de bronquite por meio da fisioterapia respiratória, que utiliza técnicas manuais e/ou aparelhos e exercícios respiratórios, com o objetivo do paciente eliminar as secreções, favorecer a expectoração, facilitar a respiração e melhorar o estado pulmonar do paciente.

Com técnicas desobstrutivas, a fisioterapia melhora a secreção e favorece as trocas gasosas, auxiliando no combate aos sintomas. Faz-se manobras de vibração no tórax do paciente. Além de receberem tratamento pela fisioterapia respiratória, pacientes com bronquite podem receber tratamento por meio da Reeducação Postural Global (RPG).

Exercícios de condicionamento físico melhoram a respiração e evitam crises durante outras atividades físicas. Para crianças, o condicionamento físico é usado para que elas façam mais exercícios sem entrar em crise. Pular corda e jogar amarelinha fazem parte desse trabalho. Além das brincadeiras, natação, hidroginástica, futebol e bicicleta também são recomendados para melhorar o condicionamento. Os exercícios devem ser feitos sempre com supervisão profissional para ver se a criança agüenta.

Vale sempre lembrar que o tratamento para pacientes com bronquite tem que ter uma sequência para que esse "ganho pulmonar" exista de forma contínua. O apoio e acompanhamento da família é fundamental nesse processo.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.