Tendinite no punho em Digitadores




http://institutogolden.files.wordpress.com/2010/08/tendinite-7657375b15d.jpg

Tendinite é uma inflamação do tendão, um tecido que liga o músculo ao osso, que gera sintomas como dor localizada e falta de força muscular. Seu tratamento é feito com a toma de anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia para que se possa alcançar a cura da doença.

Os profissionais mais afetados pela tendinite são aqueles que realizam movimentos repetitivos para desempenhar a sua função. Os profissionais mais afetados geralmente são: telefonista, operário de máquinas, pianistas, guitarristas, bateristas, bailarinos, atletas como tenistas, jogadores de futebol, voleibol e handebol, digitadores e estivadores.

Os digitadores, que passam horas e horas fazendo uma mesma atividade que é a permanência na mesma posição acabam sofrendo a tendinite no punho.

Os sintomas da tendinite no punho são:

  • Dor localizada no punho
  • Dor no punho que piora ao realizar movimentos com as mãos
  • Pode haver fraqueza nas mãos, como a dificuldade em segurar um copo
Uma das grandes perguntas que paciente me faz é porque, antes, mesmo havendo digitadores, para máquinas antigas, não havia tanta gente acometida com essa patologia. A conclusão que eu cheguei foi que as atividades extras do uso da máquina faziam a região do punho descansar.  Como era preciso retomar o carro ao fim de cada linha, trocar de folha, alinhar o papel e, às vezes, parar para corrigir algum erro com tinta branca, as mãos faziam uma série de movimentos alternados sem sobrecarregar apenas uma única região.

Nos computadores nada disso é necessário, as mãos permanecem sempre na mesma posição aumentando a pressão nos tendões dos punhos. O esforço repetitivo faz essa pressão se espalhar para os nervos das mãos até que o digitador passa a sentir alfinetadas nas pontas dos dedos, dores nas juntas e formigamento nos braços.

O tratamento para a tendinite no punho é feito através de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. O anti-inflamatório pode ser em forma de comprimido ou em forma de bálsamo para passar na região do punho afetado, ambos devem ser utilizados pelo tempo determinado pelo médico. Um bom exemplo de remédio para tratar a tendinite é o Cataflan.

O tratamento fisioterapêutico para a tendinite no punho pode ser feito com a utilização de aparelhos de eletroterapia, termoterapia e através de exercícios que venham a aumentar a mobilidade e a força dos músculos enfraquecidos.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.