Lesões no menisco e sua gravidade nas atividades diárias





Atletas em geral por diversas vezes são acometidos de lesões em sua musculatura ou estruturas articulares sendo passíveis de tratamento fisioterápico. O excesso de exercícios físicos sobrecarrega as articulações causando danos ao seu funcionamento. A articulação mais atingida por lesões desse calibre é a do joelho que mesmo sendo bem construída pode ter sua função prejudicada em várias modalidades de esporte.

Dentre os diversos componentes dessa estrutura anatômica têm-se os meniscos: discos de fibrocartilagem, em forma de meia lua, localizados entre o fêmur, tíbia e fíbula; servem para melhor adaptação das superfícies articulares e também destinados a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. No joelho são encontrados dois meniscos, um na posição medial da articulação e outro na posição lateral. Danos aos meniscos prejudicam a proteção que exercem expondo a cartilagem articular ao desgaste, propiciando o desenvolvimento de artrose.

Porém, não só os atletas sofrem tais prejuízos, um grupo muito propenso ao desgaste dos meniscos é o dos jovens, por praticarem excessivas atividades físicas ou então serem adeptos de exercícios de alto impacto (corrida, aeróbica, pedalada).

Os principais sintomas deste tipo de problema ortopédico são dor, normalmente localizada nas laterais do joelho (interna ou externa, dependendo do menisco lesionado), e bloqueios do joelho. Este último é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para outro, o que gera estalos e travamento em certas posições.

O tratamento pode ser feito cirurgicamente por meio de atroscopia, a fisioterapia serve de tratamento logo no início da lesão, também tem participação essencial na recuperação do paciente.


Segundo diversas pesquisas, exercícios de propriocepção (capacitação do sistema nervoso de reconhecer a localização espacial do corpo por meio do equilíbrio sem usar a visão, também denominada cinestesia) tem alto poder terapêutico, pois na busca pelo equilíbrio os ligamentos que compõe a articulação são fortalecidos sustentando os meniscos em suas devidas posições.

Apesar de graves as lesões nos meniscos ou mesmo em outras estruturas articulares, seja do joelho ou demais junturas, existe tratamentos que auxiliam o paciente a minimizar os prejuízos causados ou mesmo recuperar a função perdida durante a lesão. É recomendável procurar auxílio médico caso seja percebido algum indício de dano articular (ruídos durante o movimento, estalos, travamento), o acompanhamento médico e a orientação de um profissional capacitado é essencial para se obter os resultados procurados. O fisioterapeuta está totalmente capacitado para exercer o tratamento por meio de exercícios e técnicas cientificamente comprovadas para melhoria dos danos e revitalização do paciente. Consulte um profissional responsável e com histórico competente caso sofra algum dano, essa é a melhor forma de se readquirir saúde e bem estar.

Fonte



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.