As disfunções na ATM sendo tratada pelo Fisioterapeuta




http://ibrafisiocursos.com/wp-content/themes/modelo-tnt/imagens/curso/atm/ilustracao.jpg

As disfunções da ATM, articulação temporo-mandubular, enquadram-se em três categorias principais:
  • Dor miofascial, a mais comum disfunção da ATM, envolve dor ou desconforto nos músculos que controlam a função da articulação.

  • Desarranjo interno da articulação, que pode envolver um deslocamento do disco cartilaginoso intra-articular, deslocamento da mandíbula, ou lesões do côndilo mandibular.

  • Artrite, refere-se a um grupo de doenças degenerativas/inflamatórias que pode afectar a articulação temporomandibular.

Avaliação

Durante a avaliação da ATM, inspeciona-se o padrão de movimentação da articulação ao realizar o movimento de abertura, verificando se ela é simétrica ou se ocorre desvio ou deflexão durante o movimento. Solicitar a movimentação ativa da articulação para detectar se há algum bloqueio articular.
       
Durante a realização dos movimentos ativos pelo paciente, o fisioterapeuta deve avaliar a capacidade funcional do indivíduo em executá-los, observando seu início e sequência. Verificar se há a presença de dor, em que intensidade e edemas teciduais.
       
Os sinais e alterações manifestados devem ser registrados.

Deve-se realizar a palpação da articulação simultaneamente nos dois lados da face. O examinador deve introduzir dois dedos no meato auditivo externo e pressionar suavemente para frente, em estado de repouso e em movimento de abertura e fechamento da boca.
       
Para avaliar a amplitude de movimento deve-se solicitar ao paciente que realize os movimentos de abertura, protusão e lateralidade esquerda e direita. A amplitude alcançada deve ser mensurada com o auxílio de uma fita métrica, paquímetro ou régua, medindo-se dos dentes superiores aos inferiores.
       
Deve-se observar se há a presença de ruídos articulares (estalidos e/ou crepitações) durante a movimentação ativa da articulação e em que estágio do movimento eles acontecem (início/meio/final).

Objetivo

O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.

Tratamento

No tratamento utilizamos mobilização articular intra-bucal, ou seja, movimentação manual da articulação para aumento da amplitude de movimento; exercícios para potencializar a contração e favorecer a coordenação muscular com o objetivo de evitar desvios de abertura e indiretamente diminuir o estalido; exercícios posturais para corrigir postura anterior e desvios laterais de cabeça; pompagem, além de outros recursos que podem variar com os sintomas e grau de acometimento de cada paciente.

A Fisioterapia se utiliza de inúmeros recursos para tratar a ATM tal como:  a crioterapia (com uso de gelo para diminuição da dor); e a termoterapia (com uso de compressas quentes); recursos eletroterápicos e fototerápicos (lasers, raios infravermelhos e ultravioleta); a massoterapia (uso de massagens); e cinesioterapia, que consiste em alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, ginástica passiva, etc.; além de vários métodos difundidos como: RPG, Pilates, Quiropraxia, Osteopatia, Hidroterapia, Bobath, Kabat e muitos outros. Cada recurso ou método visa restabelecer e/ou facilitar o equilíbrio físico.
 
Embora traga um alívio para o paciente, a  Fisioterapia não resolve o problema de DTM sozinha. É fundamental que o fisioterapeuta faça parte de uma equipe multidisciplinar que trata a disfunção, converse com o seu dentista.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.