Como reconhecer uma escoliose




http://fisioteraloucos.com.br/wp-content/uploads/2015/10/scoliosis-482b7e-h900.jpg

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". Deformidade na coluna que geralmente se desenvolve durante a infância. É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral)
A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas.

Há diversas propostas de classificação da escoliose:
  • Idiopática: Aproximadamente 80% dos casos, são as que não tem causa definida.
  • Pós traumáticas: desenvolvida graças a um trauma sofrido ( acidente, queda, fratura).
  • Neuro-Muscular: geralmente conseqüências de distúrbios neurológicos ( distrofias, miotonias, hipotonias).
  • Congênitas ou Infecciosas: Mal de Pott, tumoral, síndrome de Marfan e de Ehlers-Danlos.

Diagnóstico

O diagnóstico é bem simples. No exame físico é notável o desvio tanto da coluna, como em alguns casos das costelas e diferença de altura do ombro. Para fechar o diagnóstico usa-se o teste de ADAM e raios-x com a mensuração do ângulo de Cobb e sinal de Risser.
A academia Americana de Ortopedia indica seis formas de reconhecer a doença, que devem ser monitoradas a partir dos oito anos de idade:
- Ombros que aparecem desiguais
- Omoplatas proeminentes
- Cintura desigual
- Quadris elevados
- Postura caracterizada por se inclinar para um lado

Sintomas

Os sintomas dolorosos geralmente não aparecem durante a adolescência, mas é comum na fase adulta. A queixa mais comum de pais e pacientes são devido à aparência com deformidades.

Tratamento

O tratamento é longo e difícil. Principalmente porque a maioria dos casos é de causa desconhecida. O paciente deve estar assessorado com uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas e psicólogos.


   


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.