Fortalecimento Muscular e Treino Proprioceptivo nas lesões do LCA






http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/Dor-no-joelho-.jpg

As lesões do LCA ocorrem principalmente durante a prática de desportos como futebol, basquetebol, esqui e esportes de contato como artes marciais, nos quais o pé está fixo ao solo e a perna é rodada com o corpo.

Fortalecimento Muscular

O início de um trabalho muscular mais intenso após a fase aguda, visa aumentar a resistência e força dos grupos musculares que cruzam o joelho. Uma ênfase maior deve ser dado às estruturas que posteriorizam a tíbia (isquiotibiais e gastrocnêmicos).

Os exercícios em cadeia cinemática aberta e fechada são excelentes para aumentar a resistência e força dos músculos trabalhados, no entanto, não nos podemos esquecer que os exercícios em cadeia cinemática aberta devem ser executados com muita cautela dado que podem ser agressivos para a articulação fêmur patelar. Os exercícios em cadeia cinemática fechada são os mais indicados dado que não provocam a anteriorização da tíbia.

Treino Proprioceptivo

A propriocepção pode ser definida como a capacidade inconsciente de sentir o movimento e a posição de uma articulação no espaço. No joelho ela é mediada por mecano-receptores situados nas suas principais estruturas como LCA, LCP, ligamentos colaterais, cápsula articular, tendão patelar,meniscos etc. No paciente com lesão de LCA ao qual se institui um tratamento conservador, deve-se "treinar" o mesmo a usar os mecano-receptores íntegros, principalmente os capsulares que seriam os responsáveis pela co-contraçao dos isquiotibiais e gastrocnêmicos levando a uma proteção do joelho contra os ¨falseios¨. A propriocepção é inicialmente trabalhada de uma maneira consciente por meio de exercícios de equilíbrio, de postura do joelho no espaço e tempo correto de atuação dos músculos flexores, etc. A repetição exaustiva deste treino consciente fará com que o mesmo se torne automático, e inconsciente preparando o paciente a usar seus músculos flexores antes de chocar o pé contra qualquer obstáculo, mesmo que com o solo. Existem várias técnicas (como o uso da tábua de Freeman, por exemplo) para se trabalhar a proprioceptividade do joelho.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping