Exercícios pendulares de Codman e o ombro






http://1.bp.blogspot.com/-Z8O4L8ouxwI/TwnI-WxIT3I/AAAAAAAAGm8/yVNQnCTDkz8/s1600/codman%2B%25281%2529.jpgA articulação do ombro é a mais móvel do corpo humano, pelo que a gama de exercícios disponíveis é extensa, mas no caso da reabilitação no idoso é aconselhável levar em conta outros fatores que determinam o tipo de exercícios, tais como: presença de osteoporose, pacientes com hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, artrite grave, lesão no pescoço com envolvimento do plexo de nervos do membro superior, psicológicos e fatores sociais do paciente, falta de condicionamento geral, cirurgias prévias, presença de peças de fixação ou substituição da articulação e lesões antigas, este último é crucial e influenciar muito a recuperação da mobilidade, especialmente se as limitações têm vários anos de evolução.

434_clip_image002

Os exercícios de Codman são realizados para a mobilidade articular do ombro, pois as técnicas de auto mobilização fazem proveito do uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide.

Ele ajuda no alivio da dor através de movimentos de leve tração (grau I e II) e dão mobilidade precoce as estruturas articulares e liquido sinovial. À medida que o individuo tolera o alongamento pode-se introduzir pesos nos punhos para conseguir uma força de separação articular (Grau III e IV). Os exercícios devem ser realizados com o individuo em pé em flexão lombar de 90º, sendo realizados no sentido horário, anti-horário, látero- lateral e antero - posterior.

A musculatura escapular deve estar totalmente relaxada, com o paciente buscando, progressivamente, alcançar maiores amplitudes.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping