Exercícios pendulares de Codman e o ombro




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZbGl9kFNlmDg_XL2MFhfRs6oTZVW_Zi1Pbeqy8Ym510i2gvWhkgBBlmGaLgUYu6NRl0RHYX4CdeC7-VwxkFJM1KaCX3-ON4R3QdTzn_kjvI2ZjfRDC1hTIk9ayBDuZ7z2A90jp69_ePk/s1600/codman+%25281%2529.jpg

A articulação do ombro é a mais móvel do corpo humano, pelo que a gama de exercícios disponíveis é extensa, mas no caso da reabilitação no idoso é aconselhável levar em conta outros fatores que determinam o tipo de exercícios, tais como: presença de osteoporose, pacientes com hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, artrite grave, lesão no pescoço com envolvimento do plexo de nervos do membro superior, psicológicos e fatores sociais do paciente, falta de condicionamento geral, cirurgias prévias, presença de peças de fixação ou substituição da articulação e lesões antigas, este último é crucial e influenciar muito a recuperação da mobilidade, especialmente se as limitações têm vários anos de evolução.

Os exercícios de Codman são realizados para a mobilidade articular do ombro, pois as técnicas de auto mobilização fazem proveito do uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide.

Ele ajuda no alivio da dor através de movimentos de leve tração (grau I e II) e dão mobilidade precoce as estruturas articulares e liquido sinovial. À medida que o individuo tolera o alongamento pode-se introduzir pesos nos punhos para conseguir uma força de separação articular (Grau III e IV).
Os exercícios devem ser realizados com o individuo em pé em flexão lombar de 90º, sendo realizados no sentido horário, anti-horário, látero- lateral e antero - posterior.

A musculatura escapular deve estar totalmente relaxada, com o paciente buscando, progressivamente, alcançar maiores amplitudes.

Publicado em 2508/14 e revisado em 24/04/18


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.