Saiba a importância e os segredos da fisioterapia no MMA




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhypXex9xlSjG5VvogKJyq4V9Z-jEfLtBHtbr42ohC8S4BR4XimInAnIqcE6yNl_lQBr7fZtXuBJyXZhoSHe9g5IPUBTA1JZNUojDdMMPJmo_6ED-0LuWBnc4NdRGE-4PdwGs_erbaFPfXq/s1600/murray_core_stretch.jpg

A Fisioterapia Desportiva está sempre presente na vida de atletas profissionais, sendo bastante importante em seu cotidiano, principalmente pelo papel preventivo. No MMA, a Fisioterapia Desportiva ainda tem uma carência muito grande, sendo de suma importância o trabalho de Orientação e Conscientização.

O atleta profissional de MMA precisa entender que sua ferramenta de trabalho é seu corpo, e caso ele se lesione, poderá perder bolsas de lutas. É um esporte individual e, se não lutar, não ganha. O atleta precisa evitar ao máximo se lesionar, por isso a importância da presença da Fisioterapia Preventiva em seu cotidiano.

Comparemos ao jogador de futebol. No aparecimento de uma lesão, ela é diagnosticada pela equipe médica e o atleta é encaminhado para o Departamento Médico para realizar tratamento. No entanto, o jogador continua recebendo seu salário mensalmente, e com um jogador reserva em seu lugar. Portanto ele não perde tanto quanto um lutador de MMA.

Agora pensemos o contrário. Quando um lutador de MMA se lesiona, o que acontece? Será que todos passam pelo mesmo procedimento?

Alguns atletas de MMA já contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar, com médico, fisioterapeuta, nutricionista, preparador físico e psicólogo trabalhando em prol do melhor desempenho e, principalmente, na manutenção de sua saúde.

As lesões em lutadores de MMA podem ocorrer nos treinos ou nas competições, e podem ser agudas (traumas) ou crônicas (movimentos repetitivos). O Fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões agudas e crônicas.

A fisioterapia no MMA é importante na medida em que não visa somente o tratamento do atleta lesado, mas também a adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O atleta precisa ter conhecimento de que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades para sua carreira e rendimento nas lutas, pois evita o surgimento de lesões.

A prevenção de lesões é realizada nos treinos, analisando e corrigindo posturas, treinamento sensório-motor, trabalhando agilidade, pliometria, flexibilidade, equilíbrio, resistência, força e propriocepção. Intencionando a melhor performance do lutador e a diminuição do risco de lesões o máximo possível. Nos intervalos das lutas, diminuindo ou abolindo edemas e quadro álgico.

Na Reabilitação, o Fisioterapeuta atua no pré e pós-cirúrgico e no seu tratamento, seja nas equipes, clínicas ou consultórios.

* Dr. André Borges, especialista em Fisioterapia Desportiva aplicada em artes marciais com ênfase no MMA (Mixed Martial Arts)


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.