A visão preventiva da Osteopatia




http://guilhermepilates.com.br/wp-content/uploads/osteopatia2.jpg
A osteopatia, também conhecida como terapia manual, é um sistema de tratamento preciso e sofisticado, baseado em princípios filosóficos estruturados na anatomia e fisiologia.

A osteopatia, além de ser um método de tratamento, é também de prevenção. Muitas vezes, a dor já está instalada no paciente e, dependendo de algum movimento que ele fizer, a lesão vai aparecer. É aí que a osteopatia atua: consegue-se diagnosticar uma lesão antes dela surgir.

Em muitos casos a técnica pode evitar uma intervenção cirúrgica. Mesmo existindo um diagnóstico detectando uma lesão em alguma estrutura do corpo, uma hérnia de disco, por exemplo, o entendimento do problema não é feito apenas nessa lesão. Ou seja, a hérnia de disco é só uma parte do problema. Existem inúmeras estruturas que podem participar dos sintomas do paciente naquele momento de crise

Livro - Anatomia Palpatória e seus Aspectos Clínicos

Livro - Cinesiologia Clínica e Anatomia
.

Dores de músculos, ligamentos, nervos, bloqueio articulares podem estar contribuindo mais para o quadro clínico do paciente do que propriamente a hérnia de disco. Neste caso, a avaliação e o entendimento da condição do paciente são fundamentais.  Esta é a grande diferença da osteopatia para a medicina e fisioterapia tradicional: no caso da osteopatia, o raciocínio e plano de tratamento não são feitos para doença e sim para o paciente. Portanto, o nome e tipo da doença são importantes, mas a condição clínica e funcional do paciente é que determina o sucesso do tratamento.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.