O que avaliar no catarro na Fisioterapia Respiratória







Para quem lida com a fisioterapia respiratória, um importante sinal para a gravidade da infecção e a secreção que o paciente expele. O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, que - a camada que reveste internamente as vias aéreas. Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria se outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo.

Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado, uma vez que para eliminar os organismos invasores ele poderá ficar mais concentrado, com sangue ou mesmo mal cheiroso.

A cor

Um catarro saudável não tem cor. Se estiver muito esbranquiçado, pode indicar asma, rinite, quadros alérgicos e infecções virais (gripe, resfriado). Em casos raros, o muco esbranquiçado pode ser sintoma de um tipo de câncer de pulmão chamado carcinoma bronquíolo-alveolar. Caso ele não tenha odor e seja consistente, pode indicar que o corpo está desidratado.

O muco amarelado é sinal de infecção respiratória do trato superior, como rinites, sinusites e laringites, podendo ser de origem viral ou um início de infecção bacteriana.

O muco mais amarronzado, geralmente acompanhado de odor forte e consistência grossa. É um forte indício de pneumonia por Aspergillus (tipo de fungo que infecta o pulmão) que pode causar um sangramento que tinge o catarro de marrom.

Quando o muco com coloração dura mais de três semanas, é considerado um quadro crônico. "Pode estar relacionado a infecções crônicas, como a tuberculose e condições de alergia crônica, como asma ou mesmo câncer

Consistência

Seja ralinha ou mais grossa, a consistência do catarro pode dizer muito sobre a saúde das suas vias aéreas. Ele precisa ter alguma viscosidade, pois assim os cílios das células da mucosa conseguem levá-lo no sentido da laringe a fim de eliminar vírus, bactérias ou partículas que ficaram paradas na garganta e precisam ser eliminadas.

Um muco muito consistente pode indicar infecções e doenças crônicas das vias aéreas, ou então acusar que seu organismo está pouco hidratado. Um exemplo de doença congênita relacionada ao muco muito espesso é a fibrose cística.

Cheiro

O muco normal raramente tem cheiro. O odor fétido leve a moderado sugere a presença de infecção, geralmente por bactérias do tipo anaeróbias, que podem causar o que chamamos de abscesso.  Caso a consistência do muco também esteja alterada, mais grossa, com odor mal cheiroso e cor mais escura, há grandes chances de ser uma infecção bacteriana de origem pulmonar e brônquica, como a pneumonia. É necessário passar por uma avaliação médica, a fim de diagnosticar o problema.

A fisioterapia tem diversas formas de ajudar na eliminação desse catarro quando há um quadro clínico envolvido. A ingestão de água é um bom inicio. O paciente só deve tomar cuidado pois o muco não eliminado pode gerar problemas como sinusite e rinite crônicas.

Publicado em 30/10/14 e revisado em 18/04/18
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.