Terapia por ondas de choque x Problemas no pé






Quando se ouve falar em terapia por ondas de choque (Toc), a impressão nem sempre soa de forma muito positiva. Mas, na prática, a terapia hoje é utilizada em vários campos para beneficiar a saúde. E, ao contrário do que acontecia há muitos anos, ela faz, sim, todo sentido quando aplicada, em especial no combate às dores nos pés - principalmente aquelas provocadas por esporão de calcâneo, fasciíte plantar ou mesmo dores de calcanhar sem causa aparente.

Terapia por Ondas de Choque é um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local. Este aumento de nutrição na área leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo

O benefício do uso do choque com esta finalidade foi comprovado por um estudo publicado pela Revista Brasileira de Ortopedia, realizado com pacientes do Hospital de Reabilitação de Ortopedia e Traumatologia de São Bernardo do Campo. A pesquisa aponta êxito de mais de 80% pelo método, que também pode ser indicado para combater outras doenças do aparelho locomotor, entre as quais as pseudartroses, cuja taxa de sucesso é de aproximadamente 75%.

Além disso, a terapia tem sido indicada para combater necrose óssea, tendinoses (calcaneanas), espicondilites (cotovelo do tenista), bursites, tendinite do ombro, entre outras. A terapia é um tratamento indicado, principalmente, nas inflamações crônicas dos tendões e das calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões, e no retardo da consolidação óssea.

Esse tipo de terapia já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aval da agência reguladora de medicamentos e alimentos norte-americana, a Food and Drug Administration (FDA).  As ondas de choque são ondas acústicas de baixa, média ou alta energia, que se propagam através do tecido até a região da dor, ajudando a dissipá-la.  Essas  ondas de choque promovem uma resposta biológica, na qual diversos fenômenos ocorrem. Dentre eles estão a neovascularização, a liberação de antígeno nuclear de proliferação celular, fatores de crescimento endotelial e óxido nitroso endotelial (bloqueio do impulso nervoso), além de proteína óssea. Isso tudo implica no aumento do aporte sanguíneo e do reparo ósseo e tendíneo.

A dor tem o poder de incapacitar uma pessoa e roubar sua qualidade de vida. Imagine um indivíduo que sofre só de pensar em colocar os pés no chão, ao acordar, por sentir dores fortíssimas nos calcanhares. Talvez essa seja a pior das realidades, daí o fato da terapia por ondas de choque vir se destacando como um dos métodos mais eficazes para eliminar focos de dor.

Em geral, as dores no calcanhar são causadas pelo esporão de calcâneo e estão associadas à fascite plantar, um processo inflamatório da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa e espessa localizada na 'planta do pé' e que se estende do osso do calcanhar até os dedos. A dor intensa pode ocorrer ao pisar quando vai se levantar, após horas em repouso ou se fica algum tempo sentado e vai se levantar.

A maioria das pessoas só busca esse tratamento quando já passou por outros métodos convencionais que não deram resultados satisfatórios.

Com ajuda daqui


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.