Indicações da crochetagem na Fisioterapia Desportiva






A Crochetagem é uma técnica inovadora de terapia manual, utilizada na fisioterapia. O diferencial dela em relação a outras mais convencionais é que possibilita manipular regiões mais intrínsecas, inclusive as articulares, como cápsulas, ligamentos e até mesmo músculos.

Indicada em qualquer afecção osteomioarticular que apresente fibroses ou aderências, a Crochetagem tem como objetivo produzir hiperemia profunda, facilitar o retorno venoso e recuperar a elasticidade e a plasticidade dos tecidos moles (músculos e fáscias).

A técnica de crochetagem trabalha a quebra de aderências entre diferentes estruturas e profundidades dos tecidos envolvidos no movimento, direta ou indiretamente.

Veja mais indicações da Crochetagem:

• Aderência de cicatriz, seja por cirurgia de artroscopia ou cirurgia aberta;
• Pós imobilização, na maioria das vezes de longa data, onde se perde a amplitude de movimento;
• Pós-trauma, onde lesões com edema (inchaço) possam causar dor;
• Lesões inflamatórias ou não inflamatórias, como por exemplo: lesão por esforço repetitivo, lombalgias, ciatalgia, fascite plantar, tendinites, torcicolo, cefaléia entre outras...
• Pessoas que utilizam muito a musculatura, o que pode gerar lesões em articulações, como: contraturas de panturilha, canelite em maratonistas, pubalgia em jogadores de futebol.

A técnica é muito eficiente para tratar lesões por esforço repetitivo e, principalmente, para atletas, pelo "over uso" da musculatura.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.